Hoje, o aumento de produtividade nas empresas está diretamente relacionado ao uso estratégico da tecnologia. Não dá para desvincular uma coisa da outra, afinal, a dinâmica do mercado e o perfil de consumo vem mudando constantemente e é preciso que as corporações estejam preparadas para agir prontamente. Sem os recursos da tecnologia, o trabalho de se destacar, ficar a frente dos concorrentes, conseguir produzir mais com menos investimento são objetivos que ficam muito distantes.

Com auxílio de programas e softwares, por exemplo, é possível levantar, gerir e analisar dados e informações sobre o negócio, clientes, funcionários e steakholders de maneira rápida e segura. O que antes levava uma semana para ser feito, usando cruzamento de dados, pesquisas, planilhas e, ainda correndo riscos de erros nas análises, hoje, pode ser acompanhado em tempo real, dando às empresas oportunidade de tomada de decisão bem mais rápidas e estratégicas.

Mais de que ferramentas de RH, o uso da tecnologia é uma necessidade

Mesmo sendo tão importante para o aumento de produtividade nas empresas, a tecnologia ainda não é uma realidade em muitas organizações pelo Brasil. É até difícil acreditar, visto que a impressão é que podemos fazer qualquer coisa através de recursos como celular ou do computador.

Contudo, de acordo com o estudo The Conference Board, realizado em 2020 por uma consultoria internacional, o Brasil está bem atrasado no quesito tecnologia em relação a outros países.

Uma tarefa de 2h vira uma tarefa de 15 minutos com a automação de processos

a produtividade nas empresas

A pesquisa aponta que um brasileiro gasta em média 2 horas para produzir algo que um estado-unidense produziria em 15 minutos. Essa diferença pode estar relacionada, dentre outros fatores, à automatização dos processos, que não é a mesma nos dois países.

Agora convido-lhe a fazer a mesma reflexão sobre o seu setor de RH e de seu concorrente. Imagine que, seu concorrente já usa um sistema de controle de ponto, capaz de trazer a maior parte das informações sobre os colaboradores na velocidade de um clique. Enquanto, em sua empresa, todo o trabalho ainda é feito de forma manual, ocupando todo o tempo do seu time de RH, o impossibilitando de melhorar áreas como: gestão de liderança, qualidade de vida do empregado, dentre outras situações.

Nesta realidade hipotética, consegue perceber o tamanho do reflexo que a falta de modernização do setor de RH da sua empresa pode lhe trazer em produtividade e, consequentemente, ganhos?

Sendo assim, é evidente a necessidade de se investir em tecnologia para o aumento de produtividade nas empresas. Veja mais alguns benefícios que uma empresa moderna tem, ao melhorar e digitalizar seus setores:

Benefícios da tecnologia para as empresas

Simplifica, agiliza e otimiza processos, o que resulta no aumento da produtividade.

Elimina o risco de falhas humanas.

A automação diminui o volume de tarefas para os trabalhadores, evitando a sobrecarga e permitindo que eles possam focar seu trabalho em ações mais estratégicas.

a produtividade nas empresas

Dados sensíveis e informações estratégicas para os negócios são tratados de maneira mais segura e ficam restritos a pessoas autorizadas.

A tecnologia norteia a utilização correta de recursos, gerando redução de despesas. Essa diminuição dos custos também se dá por outros fatores como, por exemplo, minimização de falhas na produção, economia com insumos antes utilizados em trabalhos manuais, corte de gastos com viagens, etc.

Com a tecnologia é possível levantar e analisar dados para fazer a gestão de riscos, permitindo ações preventivas para evitar problemas e prejuízos. Vale destacar que, segundo a Pesquisa Global de Riscos 2022, 54% das empresas entrevistadas afirmaram que avaliar os riscos desde o início do projeto tem resultado em decisões melhores e resultados duradouros.

Tecnologias para o aumento de produtividade nas empresas

Conheça algumas ferramentas que facilitam os processos de trabalho, favorecendo o aumento de produtividade nas empresas e, também, nos setores de RH:

é um sistema de gestão empresarial que integra todas as informações e dados em um sistema único, ajudando a planejar e administrar todos os recursos de uma empresa. leo.

voltado especialmente para o time comercial, os CRMs permitem uma visão 360 do setor. Sendo bem administrado, será capaz de trazer dados desde as características dos clientes, até informações sobre as negociações.

são quadros de visualização rápida e, em tempo real, que são integrados em outros sistemas. Coletam, tratam e analisam dados e informações relevantes, que auxiliam na tomada de decisões estratégicas. Proporciona insights sobre assuntos referentes ao negócio, que podem ser aplicados em qualquer área da empresa.

são exemplos de ferramentas de gestão de projetos e permitem o gerenciamento das tarefas desenvolvidas por uma equipe. O gestor consegue designar funções, controlar o fluxo de trabalho, ver o status de cada uma das atividades e, com isso, avaliar o desempenho e a produtividade da equipe. São ferramentas capazes de ajudar um gestor na hora de aplicar metodologias ágeis, melhorar a performance das equipes.

Controle de Ponto Digital

Este tem sido um dos melhores sistemas e mais desejados pelos times de RH. Especialmente de empresas com muitos colaboradores e uma movimentação alta no setor de departamento pessoal. Os sistemas de ponto são capazes de acelerar os trabalhos do time de RH: dando a eles, capacidade de investir energia em outras áreas da empresa. Dentre as facilidades que um App de controle de ponto tem, o fechamento de ponto rápido é uma que chama bastante atenção.

Veja mais sobre controle de ponto

Integração e comunicação para a produtividade

É importante lembrar que, para conseguir o aumento de produtividade nas empresas, além de softwares e sistemas, é preciso manter as equipes integradas, capacitadas e motivadas. Os colaboradores precisam dialogar para discutir processos, saber o que cada um está fazendo e compartilhar experiências. Tudo precisa ser feito com sinergia e as ferramentas para aumento de produtividade precisam existir para facilitar o processo. Muitas empresas acabam caindo na tentação de mudar o processo para se adequar às ferramentas e este é um caminho sensível.

Podemos concluir então que a tecnologia simplifica processos, agiliza entregas e assegura resultados assertivos e confiáveis. Isso propicia o aumento de produtividade nas empresas e simplifica a rotina dos colaboradores, gerando melhores condições de trabalho. Veja aqui o case da empresa Della Via e entenda como ela conseguiu um aumento de 80% na produtividade do seu departamento de gestão de pessoas.