A Digitalização do RH

Digitalização do RH com App Controle de ponto
5 min de leitura direto

Foi-se o tempo onde o Recursos Humanos precisava arquivar e armazenar pilhas e pilhas de papel com as informações de cada um dos funcionários. Hoje, graças à digitalização do RH, a rotina desse setor tão estratégico para as empresas, é bem mais simples e rápida.

Digitalização do RH Controle de ponto empresa

Com o auxílio de softwares e programas específicos, o RH pode realizar diversos processos, bem como levantar e analisar indicadores que auxiliam na hora de promover melhorias em toda a empresa.

Em uma era de transformação digital, a digitalização do RH é muito mais que uma mudança de comportamento. É a garantia de agilidade, praticidade, qualidade e segurança, que refletem como resultados assertivos e que servem de norte para a tomada de decisões estratégicas.

A revista Você RH menciona uma pesquisa, realizada pela Gartner, em que 92% dos CEOS admitem a necessidade de digitalização do RH. Ou seja, é cada vez mais perceptível a importância de se adotar a tecnologia no dia a dia das empresas.

Tamanha é a importância deste assunto que preparamos este texto onde vamos abordar todos os seus benefícios.  Boa leitura!

0
%
CEOS reconhem a necessidade da digitalização do RH

O que é a digitalização do RH?

É a automação de processos, que antes eram realizados manualmente. A digitalização de um setor acontece com o objetivo de aumentar a produtividade, simplificar e otimizar as rotinas. A Meta é reduzir o risco de falhas humanas, otimizar resultados, agilizar entregas, dando espaço para o setor ter tempo para trabalhar a estratégia e o capital humano.

trabalho intermitente

Benefícios da digitalização do RH

– No processo de digitalização, os setores de  RH podem modernizar: recrutamento, demissão, folha de pagamento, controle de ponto, controle de absenteísmo, notificação de férias, controle de benefícios, dentre outras tarefas do setor.

Essas tarefas, antes trabalhosas, que exigiam muito tempo e atenção, agora são feitas em um prazo curto, garantindo a agilidade e entrega de qualidade.

Digitalização Controle de ponto digital

O que é possível fazer com um RH que usa ferramentas?

Facilidade na troca de informações

  • É possível receber, enviar, editar e compartilhar arquivos e documentos importantes, sem que haja o perigo deles serem extraviados.

Agilidade nas entregas

  • A automação do RH garante a entrega de resultados mais rápidos, permitindo que a equipe possa focar seu trabalho em ações mais estratégicas. Isso resulta na otimização do setor e no aumento da produtividade, que beneficia não só o RH, mas toda a empresa.

Descentraliza demandas

  • As ferramentas tecnológicas descentralizam ações e tornam as etapas de um processo menos burocráticas.

Integração entre setores

  • Promove a integração entre setores correlatos e permite a busca e troca de informações.
  •  Por exemplo:

o RH precisa de informações do Financeiro para planejar a folha de pagamentos. Imagine tudo isso sendo feito em uma esfera de grande demanda e de forma manual?

– Outro benefício é que os dados são armazenados em nuvem, eliminando a necessidade de se ocupar grandes espaços físicos com pastas e papéis.

As informações salvas em ambientes virtuais e seguros são localizadas com mais facilidade. Ainda, é possível fazer backups e controlar quem as acessa. Isso tudo é muito importante, afinal, o RH lida com dados sensíveis e sigilosos.

Digitalização do RH promove desenvolvimento e bem-estar

Outro grande benefício da digitalização do RH é a possibilidade de valorizar, cada vez mais, o capital humano, que é o principal ativo de qualquer tipo de empresa.

Com tempo disponível para trabalhar estratégias, o gerente de RH pode, por exemplo, melhorar ainda mais seus processos, implementando recursos e ações que visem a qualidade de vida dos colaboradores.


RH4.0 A Digitalização do RH

A digitalização do RH no desenvolvimento de pessoas

Deste modo, podemos afirmar que a digitalização do RH também contribui para o desenvolvimento profissional. Os recursos tecnológicos possibilitam ao RH fazer a análise de perfil e mapeamento comportamental e, com isso, identificar os pontos fortes e fracos de cada trabalhador.

Com base nesses dados, pode-se estabelecer as ações necessárias para promover o aperfeiçoamento das equipes, indicar o profissional mais apto para cada função e trabalhar, de maneira individual e coletiva, nos problemas que afetam o desempenho.

A digitalização do RH reduz a Síndrome de Burnout

Além disso, a automação das rotinas administrativas reduz o volume de trabalho manual, fazendo com que os trabalhadores fiquem menos sobrecarregados. Isso representa mais qualidade de vida e equilíbrio mental, já que os funcionários ganham mais tempo para trabalhar com tranquilidade e não se sentem tão cansados e pressionados.

Ainda, com a tecnologia é possível avaliar o clima organizacional e seu impacto sobre os profissionais. Conhecendo essa realidade, é possível adequar o local de trabalho às demandas dos trabalhadores, promovendo um ambiente saudável e uma rotina equilibrada.

Leia mais

Veja como lidar com a Síndrome de Burnout

A digitalização do RH só traz vantagens!

As ferramentas tecnológicas otimizam todos os processos, o que se traduz em produtividade, agilidade e muita qualidade nas entregas.

Mas o mais importante é que a digitalização garante a humanização não só do RH, mas de todos os setores, pois contribui para o desenvolvimento do trabalhador e para a criação de um ambiente organizacional saudável.

A utilização da tecnologia como forma de modernizar processos, é uma decisão que pode estar diretamente ligada à conquista do sucesso e da satisfação dos públicos internos e externos.

Posts relacionados

O empregado que comete fraude no controle de ponto pode sofrer diversas consequências legais, incluindo…
Enquanto o Cartão de Ponto requer a presença física dos funcionários no local de trabalho…
O registro de ponto pelo celular é realizado por meio do smartphone do colaborador e…