Ponto eletrônico via geolocalização: é possível?

geolocalização
4 min de leitura direto

O bom controle de ponto evita dificuldades na organização, erros de pagamento e até problemas em relação à legislação. Por isso, é preciso contar com as ferramentas certas e que assegurem um controle de alta confiabilidade para a empresa e para os colaboradores. Entre as alternativas, está o ponto eletrônico via geolocalização.

Essa é uma opção que conta com diversos recursos e que usa o poder da internet para o alcance de bons resultados. Mas será que essa é uma solução que realmente permite utilizar a geolocalização?

A seguir, veja a resposta para essa pergunta e entenda o que o ponto eletrônico tem a oferecer!

Afinal, é possível marcar ponto via geolocalização?

Com o avanço da tecnologia e a chance de usá-la em diversas áreas do negócio, a marcação de ponto também evoluiu. É por isso que, atualmente, já é possível encontrar soluções que utilizam a geolocalização de dispositivos móveis.

Essa é uma alternativa prática e muito interessante, sem que deixe de cumprir com todas as regras previstas por lei. Portanto, saiba que o negócio pode, sim, adotar uma ferramenta com essa funcionalidade.

Como funciona o ponto eletrônico com essa característica?

O funcionamento desse recurso de controle de ponto eletrônico é bem simples. O colaborador começa acessando um aplicativo, onde adiciona seu código de acesso fornecido pela empresa. Em apenas alguns toques, o funcionário consegue registrar o ponto de maneira precisa.

A geolocalização, por sua vez, é utilizada graças ao recurso de GPS, presente na maioria dos aparelhos. Há uma identificação da localização, que é registrada no momento em que o ponto é marcado.

Se a informação de localização estiver fora da área permitida pela empresa, o gestor recebe um aviso para conferir a situação.

Quais são as vantagens de utilizar esse recurso?

Utilizar um ponto eletrônico, por si só, já é muito benefício. Escolher uma versão que adota a geolocalização é ainda mais interessante e faz com que o controle por parte da gestão seja completo. Para ter uma ideia, veja quais são os principais pontos positivos desse recurso!

Gestão de equipes externas

Com a evolução do modo de trabalho, as equipes já não ficam apenas dentro da empresa. É possível contar com colaboradores externos e até em home office. Com um ponto eletrônico do tipo, todos os profissionais conseguem marcar o ponto de onde estiverem, o que facilita a gestão.

Maior segurança para a empresa

Além disso, a configuração por parte do negócio e o envio de dados de localização são pontos fundamentais para a segurança. Essa é uma forma de evitar fraudes ou falta de visibilidade sobre os times, o que ajuda na tomada de decisão.

Mobilidade e praticidade para os colaboradores

Apesar de utilizar uma tecnologia tão avançada, o ponto desse tipo é bem simples de usar. Com isso, os profissionais podem fazer marcações com facilidade, sem que tenham que se deslocar e com total proteção das informações.

O ponto eletrônico com geolocalização é uma possibilidade e oferece muitas vantagens, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Desse modo, é possível garantir os melhores resultados, especialmente quanto aos times externos.

Inclusive, essa solução nem precisa estar conectada o tempo todo. Para saber mais, veja como é o controle de jornada para equipes em campo sem internet!

A jornada de trabalho 6×1 é um modelo de organização do tempo de trabalho muito utilizado em setores que operam continuamente, como comércio, serviços e indústria. Nesse regime, o trabalhador
Gerir horas extras e banco de horas costuma ser um desafio para as empresas, especialmente em períodos de maior demanda, como finais de ano ou grandes campanhas sazonais. É nesse
Nos períodos de maior demanda nas empresas, especialmente no fim de ano, o desafio de gerenciar o excesso de trabalho e manter uma equipe motivada sem comprometer o orçamento se