Para tratar esse tema, vamos iniciá-lo com a frase do autor e palestrante americano Simon Sinek:  Esta afirmação define bem a importância do setor de RH nas empresas.

100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.

Para atingir o resultado almejado, o primeiro passo é conquistar e cativar as equipes que atuarão no projeto.

O sucesso do seu negócio depende diretamente das pessoas envolvidas nele, portanto, é necessário dar atenção especial para todos os colaboradores. 

Pessoas devem ser tratadas como pessoas e não como ferramentas.

Neste artigo vamos abordar a importância do setor de RH nas empresas, os conceitos de RH estratégico, RH ágil, bem como as principais atribuições desse setor.

O que é recursos humanos?

Antes de discutir a importância do setor de RH é preciso entender sobre o que esse departamento trata.

Primeiramente, é preciso deixar claro que quando utilizamos a expressão “recursos humanos”, estamos falando das pessoas que atuam em uma organização. Elas são o principal recurso, afinal, sem elas, não há trabalho.

O RH na gestão de pessoas

Já o departamento de recursos humanos realiza a gestão dessas pessoas com foco em seu desenvolvimento. É responsável por melhorar o relacionamento entre os colaboradores e a empresa, buscando atender e conciliar os interesses de ambas as partes e promover um ambiente saudável. 

O rh nas empresas

Quais as principais atribuições do departamento de Recursos Humanos?

O RH 4.0 nas empresas

Qual a importância do setor de RH?

Negócios e projetos são feitos por pessoas. Por mais que a tecnologia esteja avançada, o trabalho humano continua sendo indispensável. Portanto, o capital humano é o bem mais precioso de qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento.

Cuide dos colaboradores

Assim, é preciso cuidar dos colaboradores para que eles se sintam valorizados e seguros em relação aos seus direitos. Essa necessidade tem feito com que a importância do setor de RH seja cada vez maior, afinal, trabalhadores insatisfeitos não produzem com qualidade.

Cabe ao RH a importante missão de gerir pessoas, conciliando os interesses das pessoas aos interesses da empresa.

O RH bem estruturado

Uma empresa com RH bem estruturado tem mais chances de atingir suas metas e objetivos de maneira satisfatória. Já imaginou uma empresa sem esse departamento? Seria um caos! Sem uma gestão estratégica de pessoas não há engajamento e nem produtividade.

Além disso, sem o RH, questões legais como o pagamento de salários e benefícios, controle de jornadas e férias, por exemplo, seriam totalmente desorganizadas, gerando uma grande insatisfação nos colaboradores e, consequentemente, muitos processos trabalhistas.

A importância do setor de RH nas relações humanas

É possível entender que sem o RH, as relações humanas seriam deixadas em segundo plano, criando um ambiente de trabalho tóxico, que acarretaria em conflitos, falta de motivação, alta taxa de turnover, aumento do absenteísmo, esgotamento mental e em alguns casos, até transtornos psicológicos.

A importância do setor de RH é inegável. Sem um departamento dedicado a cuidar dos trabalhadores e seus relacionamentos no ambiente corporativo, é impossível obter sucesso.

O que é RH estratégico?

Tamanha é a importância do setor de RH que esse setor tem recebido cada vez mais atenção. Muitas empresas vêm investindo em tecnologia para potencializar as rotinas desse departamento. Emergiu daí o conceito de RH Estratégico, também conhecido como RH 4.0 ou RH Inteligente.

RH 4.0

Esse novo conceito de RH prioriza a utilização de recursos tecnológicos e a automação para trazer mais agilidade ao dia a dia do departamento.

Existem diversas plataformas, softwares e programas específicos que realizam todas as tarefas de praxe.

Uso da Tecnologia no RH

Com a tecnologia, o RH consegue fazer o controle preciso da jornada de trabalho, processos como recrutamento, admissão, folha de pagamentos, treinamentos e até traçar o perfil dos trabalhadores, dentre outras atividades.

Assim, o departamento de RH realiza suas tarefas com rapidez, qualidade e assertividade.

Com isso, o volume de trabalho é reduzido e sobra mais tempo para focar em ações estratégicas e também na melhoria do clima organizacional.

RH estratégico

O RH estratégico entende que é necessário e possível utilizar a tecnologia para alavancar a produtividade sem descuidar dos aspectos humanos.

Esse modelo de RH produz mais e melhor, e ainda consegue dedicar-se a valorização e ao bem-estar dos trabalhadores.

O RH Ágil

A partir do conceito de RH Estratégico, surgiu o RH Ágil, que além de utilizar a tecnologia, baseia-se em metodologias ágeis para tornar o trabalho mais fluído e rápido.

O modelo ágil é um modelo baseado em ciclos curtos, onde são necessárias adaptabilidade e flexibilidade para responder rapidamente às mudanças no escopo e resolver possíveis erros durante a execução da tarefa, aprendendo o necessário antes de iniciar um novo ciclo.

Assim, a metodologia ágil nada mais é do que a otimização do fluxo de trabalho para que as entregas sejam feitas em prazos menores, mas sem perder a qualidade.

Conclusão

É grande e inegável a importância do setor de RH. Esse departamento funciona como o coração das empresas, pois é graças ao seu trabalho que todos os demais departamentos funcionam.

Sem o RH, o trabalhador não entrega o seu melhor, afinal, o departamento de Recursos Humanos é o responsável por cuidar e manter os interesses dos profissionais.

Além disso, esse setor também é o responsável por garantir que as políticas da empresa sejam respeitadas.

Deste modo, o RH une e concilia os dois lados: patrões e empregados, promovendo o equilíbrio necessário para que ambos cumpram suas atribuições em um ambiente saudável, cordial e humanizado.