Fazer o uso da tecnologia na gestão de RH é crucial para o sucesso de qualquer empresa, afinal, interfere diretamente no engajamento e desempenho dos colaboradores. Por isso, é muito importante investir para que o departamento de RH tenha à sua disposição ferramentas que facilitem as suas atividades no dia a dia.

A utilização da tecnologia na gestão de pessoas pode ser uma grande aliada, pois os profissionais de RH poderão otimizar a execução de tarefas burocráticas e manter o foco maior em ações estratégicas e humanas, aumentando a produtividade sem deixar de lado a atenção ao trabalhador.

Tecnologia e RH 4.0

O uso da tecnologia é bastante necessário para que as empresas possam aplicar o conceito de RH 4.0 na prática e assim, obter resultados cada vez melhores.

Nesse texto vamos entender mais sobre o uso da tecnologia na gestão de RH. Aqui trataremos sobre seus benefícios, funcionalidades, sua aplicação no trabalho e como ela tem contribuído para que o setor de RH seja um departamento cada vez mais estratégico dentro das empresas.

Tecnologia facilita a gestão de RH

Com a tecnologia, o profissional de gestão de RH pode realizar diversos processos de maneira automatizada. Os programas e softwares encontrados no mercado hoje oferecem diversas funcionalidades e realizam atividades como, por exemplo:

Setor de RH cada vez mais estratégico

O sucesso ou o fracasso de qualquer empresa depende, principalmente, do capital humano empregado, portanto, os direcionamentos do RH se tornam cada vez mais necessários para se alcançar resultados positivos. Assim, o modelo tradicional de RH operacional que conhecemos há décadas atrás já não supre mais as necessidades das empresas e fez emergir a necessidade do setor de RH se transformar constantemente, sempre em busca de soluções modernas, que alinhem os interesses corporativos e as demandas dos trabalhadores.
gestão de rh

Com o uso da tecnologia na gestão de RH, esse departamento assume um papel cada vez mais estratégico dentro das corporações. Afinal, é o RH quem conhece a fundo o perfil de cada trabalhador e com base nisso, pode auxiliar todos os outros setores na tomada de decisões importantes, além de promover as ações necessárias para aproveitar ao máximo o potencial dos colaboradores.

É o RH também o responsável por promover e acompanhar o engajamento e comprometimento de cada profissional com suas tarefas e corrigir as que podem prejudicar a empresa.

Benefícios da tecnologia na gestão de RH

Reduz custos à medida em que agiliza os processos de gestão de pessoas e reduz o consumo de insumos como, por exemplo, papel e tinta de impressora.

Aplicação da tecnologia no gerenciamento de pessoas

Primeiramente, precisamos considerar o contexto atual: profissionais que prezam por um ambiente de trabalho saudável e com ferramentas modernas disponíveis.

Nessa mesma direção, muitas empresas já constataram que o home office, ao contrário do que se imaginava no começo, não reduz a produtividade e ainda aumenta o bem-estar dos trabalhadores.

Contudo, apesar de o trabalho remoto ser uma tendência, há certos tipos de tarefas que precisam ser realizadas de maneira presencial. Assim, vamos exemplificar como utilizar a tecnologia para fazer a gestão de RH nesses dois ambientes, online e presencial.

gestão de rh

Apesar de parecer, a pessoa que faz um trabalho remoto não trabalha sozinha. Graças à tecnologia, esse profissional pode estar em rede com seus demais colegas.

Os recursos tecnológicos empregados proporcionam uma comunicação em grupo eficiente, através da troca de mensagens rápidas, compartilhamento de arquivos e até reuniões online.

Ferramentas para o RH

O gestor de RH pode usar ferramentas para acompanhar a produtividade das equipes, além de organizar e gerenciar o fluxo do trabalho remoto.

Além disso, o profissional de gestão de RH pode dar feedbacks constantes, com base em relatórios gerados a partir da coleta de dados feita por sistemas e programas específicos. Esses feedbacks podem ser repassados ao trabalhador via chamada de vídeo, por exemplo. Tudo isso mostra que não há distância quando há tecnologia.

Mesmo no trabalho presencial a tecnologia se faz indispensável para a gestão de RH. Ela é utilizada para fazer o controle do quadro de trabalhadores, acompanhar o cumprimento da jornada de trabalho, assiduidade, podendo, inclusive, monitoras as justificativas que provocaram as faltas ao trabalho.

Isso permite ao RH entender o que está prejudicando a execução do trabalho e, consequentemente, afetando a produtividade. A partir dessa análise, o RH pode realizar ações de prevenção ao absenteísmo e, dependendo do caso, oferecer a assistência que o trabalhador necessitar para realizar suas atividades.

Use a tecnologia para organizar

Assim como no home office, a tecnologia também ajuda o RH a organizar e gerenciar o fluxo de trabalho e mensurar a produtividade.

Ainda, é possível oferecer aos trabalhadores treinamentos e capacitações virtuais. Deste modo, as equipes podem desenvolver suas competências com mais conforto, sem precisar deslocar-se ou fazer viagens. Esse é um ponto que contribui para a redução de custos das empresas, já que não será preciso gastar com viagens e hospedagens.

Conclusão

Assim, a transformação digital aplicada na gestão de RH criou o contexto perfeito para que as empresas aumentem sua produtividade e aproveitem melhor o seu tempo, direcionando seus esforços para ações estratégicas ao invés de gastarem horas com tarefas manuais e burocráticas.

A automação simplifica e otimiza os processos, traz agilidade, segurança, e, principalmente, proporciona os recursos necessários para o desenvolvimento de aspectos humanos dentro do ambiente de trabalho.