Onboarding: como melhorar o processo de admissão de funcionários?

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Em inglês, o termo onboarding significa “embarcar”. Dentro do contexto corporativo, ele diz respeito a um conjunto de ações para adaptar e capacitar profissionais que acabaram de chegar na empresa.

Tudo isso de acordo com a cultura já implementada na organização, sua missão e seus valores. E somente um gestor ou líder sabe o quanto ambas as tarefas são desafiadoras no mercado atual, não é mesmo?

Mas a admissão de funcionários pode melhorar com algumas técnicas simples. Não sabe como isso acontece? Veja, neste artigo, as etapas para fazê-lo funcionar bem.

Explique detalhes antes mesmo de efetivar a admissão de funcionários

A principal recomendação é que a orientação sobre onboarding seja dada logo na entrevista, antes mesmo da contratação oficial. O ideal é inserir o máximo possível de informações acerca do ambiente de trabalho e da cultura logo na descrição da vaga de emprego.

Assim, ao chegar para uma conversa formal, o candidato já sabe muitas coisas sobre a organização e a conversa passa a ser mais frutífera. Ele já chega com o engajamento bem trabalhado e demonstra um maior potencial produtivo.

Amenize as etapas burocráticas para melhorar o onboarding

Toda nova admissão de funcionários exige muita documentação. Sendo assim, vale a pena facilitar essa etapa. Várias empresas enviam a papelada formal, inclusive com a proposta oficial de contratação, por e-mail.

Sendo assim, antes do primeiro dia de trabalho, aproveite para mandar também uma espécie de “manual do funcionário”. Com esses dados em mãos, ele chega mais preparado para enfrentar as várias novidades que o esperam. Caso prefira, existem ferramentas e soluções digitais que facilitam bastante essa otimização.

Seja prático e objetivo no primeiro dia

E por falar em primeiro dia de trabalho, ele não é fácil nem para gestores e nem para funcionários. Enquanto o líder gasta tempo em explicações, o profissional precisa absorver tudo com muita atenção.

Para evitar maiores desgastes, faça um plano de onboarding efetivo, no qual vocês dois tenham que lidar apenas com informações básicas e práticas. Por exemplo, fale sobre o controle de ponto, o sistema de uso de telefone e o acesso a computadores, três itens indispensáveis para começar qualquer atividade. Com a fácil compreensão e por meio de detalhes objetivos, a sensação de familiaridade passa a ser maior.

Avise a equipe a respeito do recém-chegado

A equipe também deve estar sempre a par da admissão de funcionários novos. Os colegas podem ajudar, e muito, nessa recepção inicial. Uma boa impressão, mas do que preparar o recém-chegado, diz muito sobre a cultura da empresa.

Prepare uma apresentação sobre a área em que o colaborador atuará e faça uma pequena reunião integradora com os outros membros do setor. Com isso, ele se sentirá mais à vontade para perguntar, tirar dúvidas e ter independência nos dias seguintes.

Como você pode ver, com essas simples dicas o seu processo de onboarding fica muito melhor. E a admissão de funcionários, além de mais eficiente, reflete no futuro: a retenção de talentos será significativa.

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