Os principais indicadores de RH que você precisa acompanhar

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7 min de leitura direto

Conhecer os principais indicadores de RH é primordial para uma gestão de pessoas bem-sucedida. Isso porque empresas de alto desempenho se baseiam em diversos tipos de dados para analisar a atuação dos colaboradores e tomar as melhores decisões.

Nesse sentido, um RH estratégico deve acompanhar os impactos e resultados das ações realizadas pelos gestores da área para ajudar as organizações a identificar suas forças, oportunidades de crescimento e pontos de melhoria.

KPI DO SETOR DE RH

ANÁLISE DE DESEMPENHO

Portanto, este artigo apresentará os indicadores de avaliação de desempenho e também as métricas de treinamento e desenvolvimento mais relevantes para uma empresa. Continue a leitura e confira!

A importância dos KPIs de RH para as empresas

Os indicadores de RH, chamados também de  Key Perfomance Indicators (KPIs) são métricas que ajudam a medir a performance de RH em um determinado período de tempo.

Performance RH

Nesse aspecto, é importante que a empresa tenha uma base de dados sólida e segura, afinal, é preciso saber levantar e usar os dados e informações disponíveis na própria organização a favor do negócio.

Gestão orientada por dados

Em outras palavras, com uma gestão pautada em indicadores, a empresa consegue identificar claramente seus maiores desafios e até mesmo rever suas estratégias ou propor novas soluções. Mas, para isso, é indispensável trabalhar com dados confiáveis.

O uso de indicadores quantitativos e qualitativos em RH também é importante porque indica se a gestão está no caminho certo em relação aos objetivos que a empresa deseja alcançar.

Performance RH

Os indicadores quantitativos estão ligados ao resultado concreto, enquanto os qualitativos dizem respeito ao impacto que os resultados têm sobre o processo ou sobre a empresa.

Conheça os principais indicadores de RH

Agora, conheça os KPIs mais utilizados no RH e veja como utilizá-los do jeito certo. Confira!

Métricas de avaliação de desempenho

– índice de produtividade;

– ticket médio;

– índice de horas extras;

– índice de retrabalho;

– taxa de absenteísmo.

Entenda como fica a relação de trabalho com o trabalho a distância.

O que é?

Um dos principais indicadores de RH para analisar quais são os funcionários que apresentam um melhor desempenho.

Para que serve?

 Possibilita descobrir quais são os colaboradores que exigem menos atenção e os que ainda estão se desenvolvendo dentro da empresa e necessitam de mais investimento.

Como calcular?

O cálculo da produtividade varia conforme a função exercida pelos colaboradores e suas particularidades. Portanto, o RH deve aplicar avaliações de desempenho para converter informações qualitativas em quantitativas. 

O que é?

 Esse é um indicador de RH que serve para determinar o volume de horas extras em relação ao tempo produtivo.

Para que serve?

 Para avaliar o comprometimento e engajamento dos colaboradores.

 Como calcular?

 Taxa de horas extras = horas extras realizadas / horas trabalhadas x 100.

O que é?

 Aponta a necessidade de refazer uma tarefa que já estava concluída. É o caso de situações que envolvem um reparo em peças ou a reelaboração de uma proposta comercial.

Para que serve?

Permite identificar problemas e redefinir os processos, promovendo melhorias contínuas e um aumento na qualidade dos produtos e serviços.

Como calcular?

 Índice de Retrabalho (%) = produtos retrabalhados / total de produtos produzidos x 100.

O que é?

 Aponta a necessidade de refazer uma tarefa que já estava concluída. É o caso de situações que envolvem um reparo em peças ou a reelaboração de uma proposta comercial.

Para que serve?

Permite identificar problemas e redefinir os processos, promovendo melhorias contínuas e um aumento na qualidade dos produtos e serviços.

Como calcular?

 Índice de Retrabalho (%) = produtos retrabalhados / total de produtos produzidos x 100.

O que é?

 Entre os principais indicadores de RH podemos mencionar a taxa de absenteísmo – métrica que mede as ausências dos funcionários a partir de suas faltas (justificadas ou não), assim como atrasos e licenças médicas. 

 

Para que serve?

 Ajuda o departamento de RH a prever quantas ausências acontecerão em determinado período. Além disso, também projeta os custos dessas baixas bem como o impacto delas na produtividade da empresa.

Como calcular: Absenteísmo (%) = horas não trabalhadas / horas efetivamente trabalhadas x 100. 

Métricas de treinamento e desenvolvimento:

– taxa de adesão;

– taxa de retenção;

– avaliação de satisfação;

– valor do investimento;

– taxa de aplicação do aprendizado;

O que é?

 É um dos principais indicadores de treinamento para RH. A taxa de adesão indica o número de colaboradores que se inscreveram e realmente participaram de um processo de capacitação.

Para que serve?

 Fornece informações sobre a relevância atribuída pelos funcionários ao treinamento, o interesse deles pelo tema e até mesmo sobre a eficácia da divulgação.

Como calcular?

Taxa de adesão (%) = (número de pessoas que aderiram ao treinamento / total de colaboradores) x 100.

prendem é realmente aplicado.

Para que serve?

Para contornar a resistência de se investir em treinamentos e constatar se houve uma evolução na equipe.

Como calcular?

Cada setor deve usar medidas diferentes para calcular o percentual de melhoria em relação aos dados anteriores à capacitação.

O que é?

 Esse é um KPI que mede a quantidade de pessoas que iniciaram e finalizaram o treinamento, podendo ser aplicado a eventos que duram mais de um dia.

Para que serve?

 Permite que a gestão de pessoas possa otimizar o conteúdo, o formato e as técnicas do treinamento para engajar mais colaboradores.

Como calcular?

Taxa de retenção (%) = (número de pessoas que finalizaram o curso / total de inscritos) x 100.

O que é?

Métrica que mensura o nível de satisfação dos funcionários em relação ao treinamento aplicado.

Para que serve?

 Auxilia no planejamento de ações e treinamentos futuros.

Como calcular?

 Use escalas numéricas e pergunte aos colaboradores o quanto eles se identificaram com cada elemento do treinamento (tema, palestrantes, método, entre outros).

O que é?

Indicador que fornece o valor, em reais, investido por colaborador que participou do treinamento.

Para que serve?

Ajuda o setor de RH na hora de fazer o planejamento financeiro direcionado ao desenvolvimento da equipe.

Como calcular?

  • Investimento por colaborador = investimento total em treinamento / número de participantes.

 

  • Investimento por capacitação = quantia total investida em formações / número de ações realizadas.

 

Aproveite e aprenda a usar os indicadores de RH para comprovar os resultados das ações de gestão de pessoas; ouça o episódio # 78 do podcast RH na Prática

O que é?

 A taxa de aplicação do aprendizado é um indicador de recursos humanos que mensura o quanto do que os profissionais aprendem é realmente aplicado.

Para que serve?

Para contornar a resistência de se investir em treinamentos e constatar se houve uma evolução na equipe.

Como calcular?

Cada setor deve usar medidas diferentes para calcular o percentual de melhoria em relação aos dados anteriores à capacitação.

Estabeleça metas alcançáveis

Esses são os principais indicadores de recursos humanos e para analisá-los de maneira eficiente, lembre-se de estabelecer metas viáveis, conforme os objetivos definidos.

Além disso, é importante usar ferramentas de avaliações qualitativas, que apoiem a interpretação dos dados, pois os indicadores quantitativos nem sempre indicam com clareza as causas de seus resultados.

Use a tecnologia para facilitar

Por fim, conte com o auxílio da tecnologia e de soluções digitais para RH.  Existem vários softwares que podem automatizar a folha de pagamento, o controle de ponto e outras atividades que fornecem uma análise de resultados mais precisa.

Assim, o time de RH pode dedicar mais tempo à gestão de pessoas e ao gerenciamento do capital humano da empresa.

Veja como a TrandingWorks pode te auxiliar nesta jornada

 

 

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