O treinamento e desenvolvimento nas empresas é uma das ações de RH mais efetivas para estimular o potencial dos colaboradores e melhorar o desempenho das equipes.

Isso porque pessoas capacitadas são capazes de realizar o seu trabalho com eficiência, servindo de inspiração para a organização como um todo.

Com eles, também é possível aprimorar as competências técnicas e comportamentais dos profissionais – atributos importantes para o crescimento organizacional.

CONTROLE DE PONTO ONLINE

Neste conteúdo, você vai conhecer a importância do treinamento e do desenvolvimento de pessoas, entender a diferença entre eles, bem como seus benefícios. Você também vai saber quais são as técnicas mais usadas pelas empresas para treinar e desenvolver seus colaboradores.

Portanto, continue a leitura e veja como colocar essa estratégia em prática em sua empresa.

Para que serve o treinamento e desenvolvimento nas empresas?

O conceito de treinamento e desenvolvimento envolve o processo de educar e capacitar o time de profissionais, fornecendo os recursos necessários para que eles exerçam suas tarefas da maneira mais alinhada com os objetivos da companhia.

Nesse sentido, o treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas abarca um conjunto de práticas que as empresas adotam para capacitar seus colaboradores a curto e longo prazo e prepará-los para os desafios e transformações do mercado.

Mas, para que serve o treinamento e desenvolvimento nas empresas, afinal?

Em síntese, para qualificar os colaboradores e garantir mais produtividade e qualidade nas entregas, evitando retrabalhos e quaisquer outros problemas por falta de competência.

treinamento e desenvolvimento

Existe diferença entre treinamento e desenvolvimento nas empresas?

Em geral, treinamento e desenvolvimento de RH são termos usados para definir o mesmo processo. No entanto, há diferenças entre os conceitos.

Em seguida, veja as distinções, segundo Chiavenato:

 “O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e competências relacionadas como desempenho imediato do cargo.”

“O desenvolvimento de pessoas focaliza em geral os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e competências que serão requeridas.”

Diante dessas definições, é possível afirmar que o treinamento refere-se a táticas de curta duração, que capacitam o profissional para suprir as necessidades imediatas da empresa, como, por exemplo, um treinamento para a implementação de um novo sistema.

                                 Ferramenta de RH para treinamento e desenvolvimento

Por outro lado, o desenvolvimento está relacionado ao conjunto de práticas educacionais que visa transformações de longo prazo e ajuda o colaborador a melhorar seu desempenho pessoal e a evoluir em sua carreira profissional através de uma estratégia contínua de aprendizagem.

Por que realizar treinamento e desenvolvimento nas empresas?

A princípio, desenhar um programa de treinamento e desenvolvimento nas empresas é muito importante para qualquer organização, pois esta ferramenta possibilita o crescimento dos colaboradores nas empresas, o aumento do seu nível de performance e, consequentemente, a obtenção de melhores resultados.

Nesse sentido, a aplicação de treinamento e desenvolvimento nas organizações possui diversas finalidades. Confira alguns dos motivos para treinar e desenvolver pessoas em sua empresa:

Proporcionar uma experiência melhor aos consumidores

Treinar e desenvolver os colaboradores são práticas primordiais para promover melhorias e inovações na entrega dos produtos e serviços, afinal, é impossível entregar uma experiência mais positiva aos clientes sem ter um time preparado.

Elevar o nível de produtividade

Além disso, o treinamento e desenvolvimento em RH também podem ser empregados na empresa com o objetivo de melhorar a produtividade das equipes.

Inclusive, os colaboradores que passam por processos de treinamento e desenvolvimento passam a executar o seu trabalho com menos esforço após descobrirem a melhor forma de realizar uma determinada tarefa.

Além disso, também cometem menos erros, comunicam-se de maneira mais eficiente e ainda conseguem propor melhorias nos processos. 

Capacitar o time para o uso de novas tecnologias

Também é necessário capacitar e desenvolver os colaboradores diante do surgimento de novas ferramentas e tecnologias.

Logo, as estratégias de treinamento e desenvolvimento de talentos ainda propicia a implementação de uma cultura de inovação na empresa.

Transformar o clima organizacional

As técnicas de treinamento e desenvolvimento de pessoas também ajudam a melhorar o clima organizacional, afinal, colaboradores mais preparados, confiantes e engajados tendem a trabalhar melhor em equipe. 

Mas, não são apenas os treinamentos direcionados aos funcionários que impactam na qualidade do ambiente de trabalho. Os treinamentos de liderança, também influenciam no clima, pois ajudam os gestores e diretores a conduzirem o time com mais efetividade.

Veja 9 benefícios de investir em treinamento e desenvolvimento nas empresas

Conforme dissemos anteriormente, tanto o treinamento quanto o desenvolvimento de pessoas estão focados em qualificar as equipes, de modo que possam realizar entregas com alto padrão de qualidade.

No entanto, a capacitação de colaboradores e líderes também proporciona vários outros benefícios para as organizações.

Listamos os principais abaixo:

treinamento e desenvolvimento nas empresas

Tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas:

Os tipos de treinamento e desenvolvimento humano nas organizações estão ligados ao que será trabalhado no colaborador. Veja a seguir, alguns exemplos relacionados:

É um tipo de treinamento focado em aprimorar comportamentos e atitudes dos colaboradores segundo os princípios e valores da companhia.

Em outras palavras, é quando a Gestão de Pessoas busca melhorias no trabalho em equipe, assiduidade, comprometimento, resolução de problemas, criatividade etc.

Abrange um conjunto de práticas e técnicas que tem o objetivo de aumentar o engajamento e interesse dos colaboradores na organização. Lembrando que a motivação não significa apenas oferecer recompensas financeiras, mas envolve também palestras motivacionais, dinâmicas em grupo, feedbacks, entre outros.

Abrange um conjunto de práticas e técnicas que tem o objetivo de aumentar o engajamento e interesse dos colaboradores na organização. Lembrando que a motivação não significa apenas oferecer recompensas financeiras, mas envolve também palestras motivacionais, dinâmicas em grupo, feedbacks, entre outros.

O desenvolvimento de liderança, por sua vez, refere-se a um conjunto de ações aplicadas para desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a formação de bons líderes. Logo, são estratégias que também incluem as soft skills, já que essas são competências focadas na convivência.

Nesse sentido, é considerado bom líder aquele que motiva e sabe ouvir seus liderados, tendo empatia com cada um deles. Além disso, um líder precisa exercer uma liderança sem medo, que se comprometa a elevar os padrões comportamentais que impactam diretamente o resultado da empresa.

Resumindo, o bom líder precisa saber delegar tarefas e conduzir seu time para que alcancem resultados de alta performance.

Já o treinamento de equipe tem como objetivo a evolução do time como um todo para criar sinergia entre as pessoas da equipe e melhorar a relação entre os colaboradores e entre as diversas áreas da empresa.

Os treinamentos de equipe ajudam as empresas a impulsionarem a produtividade de seus funcionários através de práticas do dia a dia como, por exemplo, trabalhando a confiança e a inteligência emocional, melhorando as habilidades de comunicação, entre outros.

É uma tática para desenvolver habilidades específicas do colaborador, a fim de melhorar a execução das suas tarefas dentro da empresa. O treinamento corporativo abarca outros treinamentos a partir da identificação das necessidades dos colaboradores. Sendo assim, esses treinamentos podem ser técnicos, comportamentais, motivacionais etc.

Quais técnicas de treinamento e desenvolvimento usar em sua empresa?

A princípio, existem diversas maneiras de treinar seus colaboradores, mas a seguir, você vai ver as mais usadas pelas organizações. Confira!

O evento permite abordar diversos assuntos estratégicos para a empresa, sendo um método eficaz para engajar pessoas e aumentar a sinergia entre os participantes. Por isso, apesar de envolver custos com locação de espaço, materiais, transporte e outros, é um investimento que vale a pena.

A gamificação utiliza elementos e técnicas de jogos para transmitir o conteúdo ao aluno. Trata-se de um recurso inovador muito adotado pelo RH 4.0.

Com esta técnica, é possível tornar os conteúdos mais dinâmicos e menos entediantes. Logo, é uma tática que auxilia no engajamento e motivação dos alunos. Além disso, promove uma competição saudável, com desafios semelhantes ao de jogos e com objetivos a serem alcançados.

O treinamento presencial pode ser ministrado tanto na própria empresa quanto em locais externos e garantem um contato direto com os colegas e com os instrutores. No entanto, podem ter um custo mais elevado em relação a outras modalidades.

Os treinamentos à distância são uma ótima alternativa para os presenciais. A grande vantagem é que o colaborador pode assistir às aulas em qualquer lugar e a qualquer hora.

Técnica que reúne o treinamento presencial e EAD. Você pode usar o treinamento à distância para transmitir conteúdos teóricos e o presencial em aplicações mais práticas.

São oficinas que focam na execução prática dos processos da empesa. Geralmente elas acontecem na própria empresa e não exigem muitos gastos.

Essas são as principais abordagens usadas para treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas, mas é importante ressaltarmos que a técnica ideal vai depender sempre da realidade, das necessidades, do objeto e do orçamento da organização.

Conclusão

Neste artigo você leu sobre a importância de investir em treinamento e desenvolvimento nas empresas.

treinamento e desenvolvimento nas empresas

Para construir uma cultura de aprendizagem e descoberta dentro de sua empresa, é necessário um RH estratégico. Além de planejamento, é preciso mostrar aos colaboradores que ter um desejo contínuo de aprender é algo muito valorizado pela organização e que o engajamento no aprendizado a longo prazo o ajudará a se tornar um profissional de alto desempenho.

Nesse sentido, a chave é integrar o aprendizado ao dia a dia das equipes.

Assim, o setor de RH terá mais facilidade para garantir que o aprendizado adquirido seja parte essencial da cultura da empresa.