Gestão de clínicas médicas: Soluções para otimizar a gestão

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Manter a gestão de clínicas médicas não é tarefa fácil. É preciso muita organização, foco e comprometimento, tanto por parte do gestor quanto dos médicos e demais profissionais. Felizmente, hoje a tecnologia é uma aliada, possibilitando o uso de ferramentas capazes de facilitar esse processo.

A seguir, conheça algumas das principais soluções tecnológicas essenciais para facilitar o dia a dia de uma clínica médica, melhorando a gestão, otimizando o trabalho da equipe e ajudando a entregar mais qualidade no atendimento aos pacientes.

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é uma ferramenta essencial para organizar a rotina dos médicos de uma clínica, pois diferente dos arquivos em papel, ele permite que todas as informações dos pacientes sejam arquivadas de forma online, em um único lugar, sem ocupar espaço físico.

Dessa forma, quando o profissional precisa acessar os dados de um paciente específico, ao invés de vasculhar gavetas e pastas atrás das informações necessárias, basta apenas acessar o computador e, com alguns cliques, encontrar o que deseja.

E o melhor de tudo é que o prontuário eletrônico permite anexar imagens e documentos aos dados do paciente, como exames, receitas, procedimentos feitos anteriormente, entre outros arquivos importantes para o diagnóstico e tratamento.

De acordo com o último levantamento feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), os prontuários de papel já deixaram de fazer parte do dia a dia de 82% das instituições de saúde públicas e privadas do Brasil.

De fato, é uma ferramenta eficaz para manter a clínica organizada, otimizar o trabalho dos médicos e garantir qualidade no atendimento prestado ao paciente, pois permite que todas as informações sejam encontradas facilmente, sem risco de perda de dados importantes.

Agenda médica online

É difícil imaginar a organização dos atendimentos de uma clínica sendo realizados por meio de papel e caneta, mas isso ainda acontece em muitas empresas. Porém, hoje já existe uma maneira mais fácil e eficiente de fazer a gestão dessa tarefa: por meio da agenda médica online.

Com essa ferramenta, é possível visualizar e gerenciar a rotina dos médicos de qualquer lugar, sem risco de erros e espaços em branco. Dessa forma, dificilmente a agenda ficará com dias mais cheios que outros ou com dias sem nenhum atendimento marcado.

Além disso, a agenda médica online também permite realizar alterações em massa. Ou seja, imagine que surgiu um imprevisto e seja necessário alterar os agendamentos dos próximos dez dias. Assim, a agenda permite filtrar um grupo de pacientes por data, sala ou profissional e alterar simultaneamente as informações.

E para facilitar ainda mais a gestão de clínicas médicas, a agenda online permite a integração com o site da clínica, possibilitando que os pacientes agendem, confirmem, paguem ou cancelem as consultas com total autonomia. E o melhor é que, ao finalizar o processo,  a agenda do médico se atualiza automaticamente.

Telemedicina

Outra importante funcionalidade que otimiza a vida do médico e proporciona um atendimento mais humanizado ao paciente, é a telemedicina. Nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia de Covid-19, esse método de atendimento cresceu muito no país.

Para ter uma ideia, apenas na primeira semana de janeiro de 2022, a telemedicina foi utilizada no atendimento de mais de 50 mil pessoas, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital.

Com base nesse crescimento, observou-se a importância que a telemedicina possui na saúde. Este ano, inclusive, a prática foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Até então, ela estava autorizada apenas para uso emergencial, durante a pandemia de Covid-19.  

Entre os principais benefícios que a telemedicina oferece está o de poder atender de qualquer lugar, sem exigir que o paciente vá até a clínica. Assim, pessoas que possuem dificuldade de locomoção, por exemplo, podem ser atendidas da própria casa, com mais conforto e facilidade.

Além disso, essa ferramenta permite que o médico gere receitas digitais, enviando um link ao paciente, que precisa apenas apresentá-lo na farmácia no momento de comprar os remédios. É mais facilidade e praticidade para todos.

Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) é um método que permite, por meio de softwares de gestão, coletar, organizar e analisar dados brutos, com o intuito de transformá-los em informações relevantes para a empresa.

Dessa forma, é possível obter importantes insights que ajudarão a clínica a tomar decisões mais assertivas para o futuro e proporcionar uma experiência inovadora para profissionais e pacientes. Entre as vantagens e benefícios que esse método oferece para o dia a dia de clínica está:

  • a melhora da gestão, pois é possível identificar as falhas que estão ocorrendo e agir na busca por melhorias;
  • a redução de custos, pois o BI permite gerar relatórios que identificam gargalos, ajudando a fazer a gestão correta dos gastos da empresa;
  • a tomada de decisões mais assertivas, pois é possível identificar os riscos que uma tomada de decisão pode oferecer e avaliar com mais precisão se é vantajoso ou não tomar certas decisões.

Hoje, o BI já é utilizado por grandes gestores de várias áreas, inclusive da saúde. De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com a International Data Corporation (IDC), as plataformas e aplicações de Business Intelligence movimentaram mais de 1 bilhão de dólares em 2019, com taxa de crescimento de 20,3% em relação ao ano anterior. 

Isso mostra a importância da utilização desse método, que está fortemente relacionado com a tecnologia, para alcançar os resultados esperados na gestão empresarial, inclusive de clínicas médicas.

Registro de ponto com validação facial

Outra ferramenta que ajuda a melhorar a gestão de clínicas médicas, é o registro de ponto eletrônico. Com essa solução, fica muito mais fácil controlar as horas trabalhadas pelos médicos e demais colaboradores da clínica, realizando cálculos automáticos e entregando informações completas aos gestores.

Além disso, com o controle de ponto eletrônico, é possível administrar todas as diversas jornadas diferentes que existem dentro da clínica, tendo em vista que esse espaço de trabalho muitas vezes exige horas extras.

Dessa forma, quando um médico realiza um plantão, por exemplo, e acumula mais horas que o normal, o sistema reconhece e faz o cálculo correto dos dados. Assim, é possível entregar ao setor responsável a folha de pontos sem erros, resultando em uma folha de pagamento correta.

Conclusão

Como você viu, contar com a tecnologia é a melhor maneira de manter a gestão de  clínicas médicas sempre em ordem, garantindo mais qualidade em todos os processos, mantendo a equipe sempre organizada e fidelizando os pacientes.

E se você gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre como cuidar da gestão de clínicas médicas, acesse também: Gestão de clínica: dicas para ter mais lucratividade.

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