O RH ágil é uma abordagem que vem mudando o mindset das corporações.

Isso porque, além de otimizar os processos da área, a metodologia também ajuda a promover uma gestão mais estratégica e menos operacional, sobretudo na era digital.

Apesar de ter surgido na Engenharia de Software, o conceito vem ganhando cada vez mais relevância no setor de Recursos Humanos e tem sido essencial para a melhora dos resultados do negócio e da performance das equipes.

Neste conteúdo você vai descobrir mais sobre o assunto e saber também como implementar essa metodologia de RH em sua empresa.

Então, não deixe de acompanhar o artigo até o final.

RH ágil, o que significa?

A Metodologia Ágil ou Agile, para o RH, ajuda as empresas a ajustarem sua cultura organizacional para gerar processos mais fluidos.

Em outras palavras, a ideia é deixar as demandas mais claras e objetivas, otimizando a execução de tarefas e também a solução de problemas.

Assim, o RH estratégico ganha mais protagonismo nas organizações e passa a focar no bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores.

Mas, na prática, o que é uma empresa ágil?
Definitivamente, ágil é uma mentalidade.

Desse modo, o RH ágil requer o abandono das boas práticas tradicionais que devem dar lugar à entrega de valor para as pessoas, afinal, aqui o foco central está no ser humano.

Aplicando o Agile na rotina de trabalho do setor, a gestão de RH tem uma visão mais analítica sobre suas entregas e, assim, pode até auxiliar a empresa a tomar decisões mais assertivas. 

Em 2019 foi criado o Manifesto Ágil do RH, orientado pelos seguintes pilares:

Afinal, quais as diferenças entre RH ágil e RH tradicional?

Agora que você conhece um pouco mais sobre a aplicação da Metodologia Ágil no RH, é hora de compreender a diferença entre os métodos considerados tradicionais e as práticas ágeis.

rh agil

X

RH TRADICIONAL

Confira a seguir as distinções, conforme as principais áreas do segmento:

No RH tradicional, os processos de recrutamento e seleção só iniciam após a abertura da vaga.  Por outro lado, o ágil utiliza employer branding para atrair talentos de maneira contínua. 

  • Enquanto o método tradicional busca desenvolver os colaboradores somente até que atinjam o nível de performance desejado, o Agile promove um ambiente de aprendizado constante, além da área de atuação do funcionário.
  • Como no RH tradicional os cargos são bem definidos, quase não há mudanças nos planos de carreira. Contudo, uma empresa ágil pode construir programas de desenvolvimento bem estruturados e oferecer melhores possibilidades de projeção de carreira.
  • Quando a equipe de RH utiliza meios tradicionais para gerir os talentos da empresa, acaba gastando muito tempo e esforço com demandas operacionais e burocráticas.  Entretanto, equipes ágeis usam a tecnologia em RH para otimizar não só as tarefas, mas também os resultados e decisões.

Vantagens do Agile para RH

Conforme você deve ter notado, as metodologias ágeis cumprem um papel fundamental no processo de digitalização do setor de RH e na perspectiva de futuro das empresas.

Afinal, além de facilitar a gestão de projetos, elas fornecem às organizações a agilidade e autonomia necessárias para acompanharem e responderem às constantes transformações e demandas do mercado.

Nesse sentido, a adoção dos métodos ágeis mais conhecidos como, por exemplo, Scrum, Kanban, Lean, Squad e FDD, valorizam o capital humano da sua empresa e ainda contribuem para a conquista de melhores resultados.

Ademais, as metodologias de RH ágil ainda proporcionam várias outras vantagens ao negócio, como:

trabalho intermitente
  • contratações mais rápidas e mais eficientes;
    experiência do candidato mais positiva;
    equipes mais motivadas e engajadas;
    redução do índice de turnover;
    melhor aproveitamento do potencial de cada colaborador;
    mais eficiência na gestão de processos e de pessoas.
    tomadas de decisões mais estratégicas.

Passo a passo para implementar a mentalidade ágil no RH da sua empresa:

Entendeu a importância do Método Ágil para o sucesso de um negócio, mas ainda não sabe por onde começar a aplicá-lo em sua empresa?

Não se preocupe, pois iremos te ajudar a construir um RH protagonista!

A seguir, preparamos um passo a passo de como fazer isso de uma maneira efetiva.

Antes de tudo, planejamento. Essa é a prioridade quando o assunto é estratégia corporativa. Dito isso, a primeira coisa a se fazer é traçar os objetivos e elencar os recursos disponíveis.

Em seguida, desenhe um panorama geral do negócio. Entenda os gaps, necessidades, desafios e oportunidades a serem exploradas. Por fim, liste as metas a serem alcançadas, mas tenha clareza.

 Assim, fica mais fácil estabelecer as ações necessárias para atingi-las.

Quer uma dica?  Ferramentas como pesquisas de clima organizacional, feedbacks e mapeamentos da rotina podem ser muito úteis nesta etapa.

Conforme já mencionamos, para ter um RH ágil, é preciso haver mudança de mindset.

Logo, é primordial dedicar tempo à adequação da cultura da empresa, ou seja, às rotinas, discursos e valores da organização.

Afinal, a metodologia ágil muda a maneira como o time trabalha e entrega seus resultados.

Desse modo, é mais fácil garantir o uso de métodos inovadores, que ajudem a melhorar a gestão dos processos.

Essa mudança de mentalidade também envolve as lideranças, que precisam estar engajadas com a nova metodologia.

Assim, os colaboradores se sentirão mais confiantes e motivados a testarem o novo.

Os treinamentos são essenciais para o sucesso da implementação da metodologia ágil e devem fazer parte da cultura da empresa.

Através deles é possível aprimorar as hard skills e soft skills dos profissionais e até mesmo estimular a criatividade deles com foco na resolução de problemas.

O último passo, porém, não menos importante, é a mensuração dos resultados obtidos. Essa é uma ação que permite entender quais táticas estão funcionando e quais precisam de melhorias.

Para ter essa visualização, não deixe de acompanhar os indicadores de RH e realizar rodadas de feedback e avaliações de desempenho.

Ouça este episódio do podcast Chama o RH para conhecer alguns exemplos de indicadores e entender como fazer a análise.   

Conclusão

Por fim, as metodologias ágeis para RH contribuem para aumentar a eficiência dos processos e a competividade da organização.

Quer facilitar a aplicação do RH ágil em sua empresa?

As soluções da TWO podem ajudar. Automatizando processos como o registro de ponto, o setor ganha mais flexibilidade, autonomia e produtividade.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas