Benefícios flexíveis: quais vantagens eles trazem para empresas? 

benefícios flexíveis
18 min de leitura direto

Ao contrário dos benefícios tradicionais e padronizados, os benefícios flexíveis colocam o colaborador no centro das decisões, promovendo uma maior satisfação e retenção de bons profissionais.  

Imagine uma empresa onde os colaboradores escolhem os benefícios que melhor atendem suas necessidades individuais, aumentando sua satisfação e produtividade. Como profissional de RH e DP, você sabe que a retenção de talentos e o engajamento da equipe são desafios constantes.  

Os benefícios flexíveis surgem como uma solução inovadora, permitindo personalizar as vantagens oferecidas e atender melhor a diversidade do seu quadro de funcionários.  

Quer descobrir como implementar essa tendência e transformar a cultura organizacional da sua empresa?  

Continue lendo e veja como os benefícios flexíveis podem ser a chave para o sucesso no ambiente de trabalho. 

Vá direto ao ponto!

O que são os benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis são uma mina de ouro para empresas que buscam gestão de alta performance. São vantagens personalizadas e implementadas de acordo com as necessidades dos colaboradores.  

Ao contrário dos benefícios tradicionais e padronizados, os benefícios flexíveis colocam o colaborador no centro das decisões, promovendo uma maior satisfação e retenção de bons profissionais.  

No ambiente organizacional, os benefícios flexíveis são extensos, podendo ir de planos de saúde customizáveis a investimento na prática de hobbies, por exemplo. O modelo tem a capacidade de adaptação às diferentes fases da vida e prioridades de cada funcionário, e é cada vez mais exigido no mercado de trabalho. 

“Para terem sucesso, [as organizações] devem começar com uma estratégia ousada de experiência dos colaboradores que apoie a sua estratégia de negócio e se baseie num modelo consistente. Depois, podem recorrer à execução – adaptando programas e políticas que reflitam o trabalho flexível, remunerando os funcionários de forma justa, melhorando a distribuição de benefícios e os programas de bem-estar, apoiando os trabalhadores num espaço de trabalho mais ágil e flexível”

Suzanne McAndrew, chefe global de consultoria de talentos, dados e software da Willis Towers Watson. (Fonte 

Benefícios trabalhistas: o que são e qual a diferença?

Diferente dos benefícios flexíveis, os benefícios trabalhistas são obrigatórios e previstos na Lei Nº 5.452, de 1º de maio de 1943, que regulamenta os direitos trabalhistas no Brasil. Entre os principais benefícios exigidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), estão: 

  • 13º Salário — Pagamento anual equivalente a um mês de salário, geralmente dividido em duas parcelas. 
  • Férias remuneradas — Bonificação de 30 dias de descanso remunerado após um ano de trabalho, com adicional de um terço do salário. As férias podem ser consecutivas ou fracionadas, e a divisão pode acontecer em 3 períodos, sendo que os dias de férias não podem ser inferiores a 5 dias. 
  • Vale-transporte — Auxílio no custo de deslocamento entre residência e local de trabalho, sem limite mínimo ou máximo. 
  • FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) —  Depósito mensal equivalente a 8% do salário bruto do empregado, destinado a uma conta vinculada, que pode ser sacado em situações específicas, como demissão e compra de imóvel. 
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — Os empregadores devem adicionar ao valor total do salário uma contribuição de 8% a 26,7%.  
  • Auxílio-doença — benefícios concedidos em caso de incapacidade temporária para o trabalho. 
  • Licença-maternidade/paternidade — Após o parto, as colaboradoras têm o direito a 120 dias de licença remunerada. O custeio do salário-maternidade é realizado pelo empregador para aquelas com vínculo formal, enquanto para as que contribuem de forma autônoma, o pagamento é providenciado pelo INSS. 

Diferenças entre benefícios trabalhistas e benefícios flexíveis

Existem algumas diferenças entre benefícios trabalhistas e benefícios flexíveis. Enquanto os benefícios trabalhistas são obrigatórios e previstos por Lei, sob pena de multas e consequências mais graves no caso de descumprimento do empregador, os benefícios flexíveis são totalmente opcionais e não oferecem risco à empresa que decide oferecê-los.   

Mas não para por aí. Outras características distinguem as modalidades. 

Personalização 

  • Benefícios trabalhistas — Padronizados, iguais para todos os funcionários, sem margem para personalização. 
  • Benefícios flexíveis — Personalizáveis tanto pela empresa, quanto pelos funcionários, possibilitando que escolham os benefícios que melhor atendem suas necessidades individuais,  

Objetivo das vantagens 

  • Benefícios trabalhistas — Garantir direitos básicos e condições mínimas de trabalho e bem-estar. 
  • Benefícios flexíveis — Proporcionar vantagens adicionais que aumentam a satisfação e o engajamento dos colaboradores. 

 

Um exemplo prático: enquanto o vale-transporte é obrigatório, o home office é totalmente opcional. 

Contexto histórico dos benefícios trabalhistas

Para entender as vantagens dos benefícios flexíveis nas empresas, precisamos primeiro compreender a mudança de comportamento dos profissionais pré e pós globalização.  

A geração baby boomer, dos nascidos entre 1946 e 1964, desfrutou de um período de crescimento econômico que sucedeu a Segunda Guerra Mundial. Eram profissionais que tendiam a valorizar a estabilidade no trabalho, lealdade às empresas e acreditavam no trabalho árduo como meio de alcançar o sucesso.  

Já a geração X, dos filhos dos baby boomers, vivenciou o surgimento da tecnologia e começou a buscar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.  

Agora, com os millennials sendo grande parte do mercado de trabalho, a transformação da relação profissional é ainda maior.  

Os nascidos entre 1981 e 1996 cresceram junto com a internet e a inovação digital. São conhecidos por valorizar a flexibilidade no trabalho, diversidade, propósito no trabalho e uma forte conexão com a tecnologia.  

Como consequência da globalização, do capitalismo e da grande oferta de oportunidades de trabalho, o trabalhador médio tende a confiar menos no “sistema”, e dificilmente acredita que a empresa cuidará dele e de sua família. 

Ele expressa discordância franca em relação à missão da empresa, às políticas e decisões dos empregadores, e levanta questões sobre as condições de trabalho e o conjunto de benefícios oferecidos. É aí que entram os benefícios flexíveis. 

Por que oferecer um plano de benefícios flexíveis?

Profissionais de Recursos Humanos e de Departamento Pessoal sabem como um plano de benefícios flexíveis pode ser poderoso nos resultados da empresa, já que é uma excelente arma para atrair e reter talentos valiosos em um mercado tão competitivo.  

Com eles, os funcionários sentem que estão sendo valorizados e que sua mão de obra tem um retorno de qualidade que vai além do salário. 

Com determinados benefícios flexíveis escolhidos pela empresa, o colaborador pode desfrutar da redução do estresse, consegue passar mais tempo com a família, tem liberdade para viajar o mundo enquanto trabalha e vê dinheiro sobrar, com a possibilidade de adquirir alguns luxos, por exemplo.  

Essas medidas, em conjunto, são extremamente valorizadas não só pela geração de millennials, mas por todas que vieram depois.  

Organizações que optam por essa estratégia evidenciam um compromisso inegável com o bem-estar e a diversidade de sua equipe, resultando em uma imagem corporativa mais positiva e uma reputação fortalecida no mercado.  

Além disso, a adaptação dos benefícios às necessidades individuais dos colaboradores não apenas demonstra cuidado com seu quadro de pessoal, mas também pode resultar em uma gestão mais eficiente dos recursos, direcionando-os para áreas prioritárias e valorizadas pelos funcionários.  

Ou seja, os benefícios flexíveis não apenas fomentam a lealdade e a produtividade dos colaboradores, mas também conferem à organização uma vantagem competitiva, destacando-a como um empregador comprometido e progressista. 

Quais as vantagens de oferecer benefícios flexíveis?

Entre as muitas vantagens de oferecer benefícios flexíveis, destacam-se:  

  • Aumento da satisfação e do engajamento por parte do colaborador; 
  • Garantir maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários; 
  • Retenção de profissionais de alta performance; 
  • Demonstrar compromisso com o bem-estar dos empregados, fortalecendo a imagem corporativa e a reputação no mercado; 
  • Melhor alocação de recursos, otimizando os custos operacionais e fazendo com que os investimentos em benefícios flexíveis realmente façam a diferença na vida das pessoas; 
  • Aumento de motivação, produtividade e lealdade dos funcionários e crescimento da competitividade da organização. 

Que tipo de benefícios pode se encaixar nessa categoria de flexíveis?

Os benefícios flexíveis representam uma evolução no pacote de recompensas corporativas, alinhando-se às tendências de personalização e bem-estar.  

Por meio de uma abordagem centrada no colaborador, as empresas não apenas melhoram a satisfação e retenção, mas também criam um ambiente de trabalho mais inclusivo e motivador.  

Por isso, a lista de benefícios flexíveis não é fixa, já que as empresas sempre podem identificar novas necessidades e oportunidades de inovar. Mas hoje, os benefícios mais oferecidos pelas empresas são: 

Planos de saúde personalizados

Com planos de saúde modulares, os colaboradores podem escolher entre diferentes níveis de cobertura, incluindo odontológica e oftalmológica, adequando o plano à sua situação familiar e necessidades específicas. Assim, o profissional tem liberdade para escolher o nível de cobertura adequado à sua situação pessoal e familiar. 

Benefícios que oferecem suporte financeiro direto para despesas cotidianas. Incluem vales-alimentação, refeição e entretenimento, que podem ser ajustados conforme a rotina e localização do colaborador.  

Algumas empresas pagam pelos aplicativos de streaming dos funcionários e aplicativos de alimentação, por exemplo. São o tipo de benefício que garante flexibilidade para adaptar o tipo e valor dos vouchers conforme a rotina e as necessidades individuais de cada funcionário. 

Suporte financeiro para investimento em cursos, treinamentos e certificações que fomentem o crescimento profissional e pessoal. É dado em forma de custeio para cursos, treinamentos, certificações e pós-graduação.  

É excelente para o colaborador que busca aumentar suas qualificações, além de aumentar o valor para a empresa. 

Programas de bem-estar, como academias, terapias e até de incentivo à prática de hobbies. São o tipo de benefício que mostra como a empresa valoriza o funcionário não só dentro da empresa, mas também fora dela.  

Além disso, são programas que impactam na produtividade do colaborador, já que a redução do estresse e o bem-estar geral é fundamental para que funcionários satisfeitos produzam mais e ainda melhor. 

Tempo é o ativo mais valioso da vida humana, e não é renovável. Por isso, valorizá-lo é imprescindível para manter um time de colaboradores de alta performance.  

A melhor forma de fazer isso é permitir que os colaboradores ajustem seu tempo de descanso além do mínimo legal, como proporcionar folga adicionais, licenças remuneradas e férias extras.  

Quando bem administrado, o benefício ajuda a equilibrar vida profissional e pessoal, melhorando a satisfação e a retenção de talentos. 

Se o tempo é o ativo mais valioso da raça humana, não pode ser livremente desperdiçado no trânsito, no trajeto diário de ir e voltar do trabalho.  

O benefício de mobilidade oferece subsídio para deslocamento ou trabalho remoto. Entre eles, estão o investimento em estrutura para home office, vale-combustível e auxílio para transporte alternativo como carros de aplicativo e bicicletas.  

Os seguros adicionais vão além do padrão e garantem seguro de vida, seguro contra acidentes pessoais e apólices que protegem os familiares do colaborador.  

É o tipo de benefício que oferece segurança financeira adicional e tranquilidade para os funcionários.  

Qualquer empresa pode aderir aos benefícios flexíveis?

Toda empresa tem a oportunidade de adotar benefícios flexíveis, não importa seu tamanho ou área de atuação. Contudo, o sucesso nessa empreitada demanda um planejamento minucioso para garantir que os benefícios atendam às necessidades dos funcionários e aos objetivos da organização.  

Além disso, é importante avaliar a viabilidade financeira e logística da implementação, e utilizar ferramentas tecnológicas para facilitar a gestão desses benefícios.  

A adoção de benefícios flexíveis pode se tornar uma vantagem competitiva, contribuindo para aumentar a satisfação e a retenção de talentos na empresa. 

O que considerar ao implementar um sistema de benefícios flexíveis?

Implementar um plano de benefícios flexíveis precisa de estudo e tempo. Vale considerar alguns pontos importantes e colocar em prática certas medidas durante o processo: 

 

  • Entender o que o colaborador deseja — Realizar pesquisas internas para entender as preferências e necessidades dos funcionários. 
  • Viabilidade financeira — Estudar a saúde financeira da empresa e definir um orçamento realista para implementação e manutenção dos benefícios flexíveis. 
  • Estudar o custo-benefício e o retorno sobre o investimento do projeto. 
  • Utilizar uma plataforma tecnológica que facilite a administração das jornadas de trabalho e dos benefícios 
  • Analisar se os benefícios flexíveis estão alinhados com os valores e a cultura da empresa. 
  • Garantir que o sistema de benefícios seja inclusivo e justo para todos os colaboradores. 

Como implantar a política de benefícios flexíveis na organização?

  1. Aplique pesquisa com os colaboradores e analise o mercado para comparar os benefícios dados por empresas do mesmo setor, assegurando a competitividade justa; 
  2. Estabeleça objetivos claros para a implementação dos benefícios flexíveis, como aumento de satisfação, retenção de talentos, e melhoria do engajamento. 
  3. Determine o orçamento disponível para a implementação e manutenção do programa. 
  4. Adote uma plataforma tecnológica que facilite a administração de horas dos funcionários para que a empresa não saia no prejuízo. 

Outras vantagens que podem ser oferecidas para o colaborador

Além de benefícios como plano de saúde flexível e auxílio-educação, oferecer vantagens como home office e horários flexíveis pode ser ainda mais atrativo para os colaboradores.  

Entretanto, administrar pessoas em home office pode ser um desafio para equilibrar direitos e deveres dos colaboradores. Para isso, vale investir em uma plataforma tecnológica para gestão de tempo e proteger a empresa de prejuízos caso funcionários improdutivos estejam apenas usufruindo dos benefícios flexíveis, sem dar retorno positivo para a empresa. 

Como garantir o cumprimento da jornada de trabalho para oferecer benefícios flexíveis?

Oferecer benefícios flexíveis aos funcionários só é uma medida sustentável para a empresa se há comprometimento nas entregas e cumprimento das horas de trabalho acordadas entre empregado e empregador.  

Por isso, a TWO está aqui para simplificar a rotina dos gestores de recursos humanos e do departamento pessoal.  

Criamos o aplicativo de controle de ponto eletrônico mais completo do Brasil, oferecendo dashboards intuitivos e repletos de informações, exatamente do jeito que sua empresa precisa e merece. Veja tudo o que a TWO oferece: 

Gestão de banco de horas eficiente e segura 

Ao finalizar a folha de ponto, o RH e o DP muitas vezes lidam com cálculos manuais demorados e passíveis de erros. Com a solução da TWO, você tem acesso ao controle do banco de horas em tempo real, com ajustes automáticos de horas.  

Nosso sistema cuida de todas as etapas para você e oferece total personalização, possibilitando regras específicas para o banco de horas por colaborador ou grupo.

Automação ágil e completa 

A folha de ponto fica disponível em tempo real para os colaboradores, que podem solicitar ajustes diretamente pelo aplicativo.  

Os cálculos são feitos instantaneamente, integrando informações de ponto, horas trabalhadas e atestados, facilitando o fechamento da folha de ponto e auditorias fiscais. Com um único clique, todas as informações são transferidas para a folha de pagamento. 

Registro de ponto com segurança reforçada e geolocalização 

Cada registro de ponto contém informações de localização e horário do dispositivo, mesmo offline.  

A validação facial, junto a um dispositivo único por colaborador, garante uma identificação precisa. PIN e GPS aumentam a segurança, protegendo tanto a empresa quanto os colaboradores na gestão da folha de ponto. 

Biometria facial 

Ao registrar o ponto, o aplicativo realiza uma captura de selfie para reconhecimento facial. Em casos de marcação incorreta, o gestor é alertado instantaneamente. Todos os dados são guardados na nuvem, garantindo acesso seguro e disponibilidade imediata para consulta. 

Conclusão

Os benefícios flexíveis são mais do que uma tendência passageira; são uma estratégia essencial para promover o bem-estar dos colaboradores e garantir a retenção de talentos nas empresas.  

Ao permitir que os funcionários escolham as vantagens que melhor se adaptam às suas necessidades pessoais e profissionais, as empresas criam um ambiente de trabalho mais motivador e produtivo. 

Um exemplo claro de benefício flexível é o home office, que não só proporciona equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mas também exige um sistema eficiente de controle de ponto para gerenciar a jornada de trabalho remotamente. Adotar essas práticas pode fazer toda a diferença na satisfação e lealdade dos seus colaboradores. 

Quer saber mais sobre como implementar um sistema de controle de ponto eficiente e transformar a sua empresa? Fale com nossos especialistas e conheça a TWO.  

Estamos prontos para ajudar você a criar um ambiente de trabalho mais estratégico e eficaz. 

Posts relacionados

O departamento de Recursos Humanos é responsável por uma série de gastos, como salários, benefícios,
O planejamento estratégico de RH é um documento vivo e dinâmico que define as ações, estratégias