Leia sobre:
Educação corporativa é um tema muito relevante, sobretudo nos dias atuais.
Isso porque ela é primordial para um Rh estratégico e atuante, que seja capaz de conduzir uma gestão de pessoas alinhada aos objetivos da companhia.
Portanto, vale muito a pena entender do assunto e aprender a aplicar essa estratégia na prática e a fomentar uma cultura de aprendizado nas empresas.
Acompanhe os próximos parágrafos e fique por dentro das tendências de educação empresarial para este ano.
Qual é o objetivo da educação corporativa?
Para início de conversa, a educação corporativa é uma prática baseada na oferta de treinamentos empresariais e qualificação de mão de obra.
No entanto, ela não se resume a isso apenas, pois o objetivo principal da educação corporativa é incentivar a busca pela melhoria, através da capacitação, da atualização e desenvolvimento das hard skills e soft skills.
Em outras palavras, a educação empresarial serve para gerir o conhecimento dentro das empresas, a partir de um alinhamento com as metas de negócio.
Logo, a ideia é implementar um processo contínuo de desenvolvimento e aprendizagem para que os funcionários aprimorem as habilidades que a empresa acredita que são importantes para os seus resultados
Por que investir em educação nas empresas?
A princípio, a implementação de um sistema de ensino corporativo é indispensável para a construção de uma empresa competitiva e inovadora.
A necessidade de suprir as lacunas na formação educacional das pessoas, desenvolver as habilidades de novos colaboradores ou atualizar funcionários experientes sobre as melhores práticas do mercado tem levado médias e grandes empresas a apostarem em técnicas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.
Nesse contexto, a educação corporativa traz diversos benefícios para organização. Confira abaixo alguns deles:
· desenvolvimento de novas habilidades e competências;
· mais engajamento e motivação dos colaboradores;
· lideranças mais bem desenvolvidas;
· clima organizacional positivo;
· melhor atração e retenção de talentos;
· tomadas de decisão mais seguras;
· confiabilidade;
· mais satisfação no trabalho;
· consolidação da marca empregadora.
Qual o papel do treinamento e desenvolvimento na educação corporativa
Os métodos convencionais de treinamento e desenvolvimento de funcionários incluem ações restritas aos colaboradores, trabalhando as competências individuais e focadas apenas no colaborador.
Mas, na educação corporativa, os colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores fazem parte da estratégia do desenvolvimento da organização. Afinal, ela trabalha com as competências críticas do negócio que afetam todas as áreas.
Abordagem na Educação Corporativa
Desse modo, essa nova abordagem de educação nas empresas une o que há de melhor em treinamento e desenvolvimento a fim de proporcionar uma boa experiência de aprendizado aos colaboradores.
Vantagens das estratégias de treinamento e desenvolvimento
Maior produtividade
Um bom treinamento garante que cada profissional esteja na função certa e tenha as ferramentas necessárias para desempenhá-la da melhor maneira.
Maior engajamento
Quando os funcionários sentem que a empresa investe neles, em sua carreira e em seu futuro profissional, eles têm um sentimento de pertencimento dentro do ambiente de trabalho.
Redução do turnover
A criação de uma cultura de treinamento e desenvolvimento ajuda a sua empresa a diminuir as saídas e a rotatividade de funcionários
Employer Branding
empresas que investem na carreira dos colaboradores chamam a atenção de profissionais externos, fortalecendo a marca empregadora.
7 Principais tendências da educação corporativa em 2023
Agora, conheça as principais tendências de treinamento corporativo para aplicar em sua estratégia de educação empresarial:
1. Tecnologias de Aprendizagem Adaptativa
São ferramentas educacionais que se adaptam às necessidades e habilidades de cada aluno.
Usando algoritmos, essas tecnologias analisam o desempenho e o progresso dos alunos e ajustam o conteúdo bem como o ritmo do material de aprendizagem.
2. Inteligência Artificial
(IA) na educação corporativa
Entre as tendências de educação empresarial, está o uso de IA nas plataformas de treinamento à distância.
Além de proporcionar uma aprendizagem personalizada, a ferramenta também possibilita fazer testes adaptáveis, geração de conteúdo, tutoria e suporte, análise de aprendizado gerando insights, entre outros.
3. Upskilling e reskilling
Upskilling consiste no desenvolvimento e expansão das habilidades e competências que os colaboradores já dominam.
Já reskilling refere-se ao aprendizado de novas habilidades e competências para desenvolver funções
4. Educação empresarial com comunidade coorporativa
As comunidades corporativas são uma abordagem que continuarão em alta em 2023.
Afinal, é uma metodologia que promove conexão entre as pessoas em função do compartilhamento de experiências, interesses e conhecimentos.
5. Digital skills
Ademais, aprimorar as competências digitais tem deixado de ser uma exclusividade para equipes de TI , tornando-se uma necessidade também para outros setores.
Quer um exemplo?
Quando a área jurídica busca se aprofundar na segurança da informação devido à chegada da regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
6. Cohort Based Learning
Este é um modelo apoiado na ideia de construir uma equipe de pessoas com interesses em comum.
Em síntese, o processo é visto como solução ideal para empresas que buscam promover o aprendizado dinâmico, reunindo profissionais de diferentes áreas que querem obter experiências e conhecimentos juntos.
7. Educação em tecnologia conectada aos objetivos dos negócios
Por fim, outra grande tendência de educação corporativa para 2023 é a aplicação da tecnologia conectada aos objetivos dos negócios.
A proposta é compreender os objetivos de cada negócio e de cada produto, para facilitar a identificação das habilidades necessárias para as melhorias
Como o RH pode implementar a cultura de treinamento e desenvolvimento nas empresas
O setor de Recursos Humanos é uma peça fundamental no processo de construção de uma cultura de educação corporativa na empresa.
Afinal, os profissionais da área são os responsáveis pela contratação de novos talentos e formação das equipes.
Neste contexto, para realizarem um bom trabalho, eles precisam estar sempre de olho nas novas tendências do mercado, em ferramentas que auxiliem no planejamento, bem como na execução e na avaliação dos resultados.
Além de contar com um sistema para fazer a gestão do conhecimento, o RH pode investir em um plano de carreira e de cargos e salários.
Ademais, ainda pode incentivar a educação por meio de cursos específicos para cada área mantendo a sintonia com os gestores da empresa.
Também é importante entender as competências organizacionais e dar feedbacks constantes.
Educação nas empresas, por onde começar?
Na prática, a adoção das ferramentas de educação corporativa depende, em primeiro lugar, da identificação dos problemas. Ou seja, quais as dificuldades que a empresa enfrenta?
Em seguida, é preciso entender e levantar os objetivos a longo prazo.
A partir dessas informações, crie um plano de ação que resolva os problemas levantados e que, ao mesmo tempo, estejam alinhados com as metas da organização.
Tendo clareza sobre os problemas a serem resolvidos, fica mais fácil pensar nos conteúdos, na metodologia de ensino mais adequada e em sua aplicação.
Por fim, lembre-se de acompanhar e analisar os resultados durante todo o processo e também depois de sua aplicação. Assim, você pode fazer ajustes e mudanças com maior precisão.
Por fim, a educação corporativa deve fazer parte das estratégias das empresas que desejam crescer e se destacar no mercado.
Isso por que ajuda a empresa a alcançar suas metas, além de melhorar a reputação dela perante seus diversos públicos.
Mas, para que ela seja implantada e perpetuada de maneira efetiva, ela precisa fazer parte da cultura organizacional da companhia.