Processos de RH: guia completo para otimizar a gestão de pessoas

Processos de RH
8 min de leitura direto

Em todos os tipos e tamanhos de empresas é fundamental a implementação de processos, pois são eles que demonstram como os procedimentos devem ser realizados, contribuem para a conquista dos objetivos e transmitem a ideia de organização.

Os processos de RH são os responsáveis por medir a eficiência da gestão de pessoas e apoiar a tomada de decisão nos demais setores da empresa, indicam a necessidade de realizar modificações com objetivo de aumentar a capacidade produtiva individual e em equipe e eliminam muita burocracia do setor.

Neste artigo, explicamos o que são os processos de RH e sua importância para o bom funcionamento das empresas. Vamos destacar os principais processos, como recrutamento, onboarding, treinamento, avaliação de desempenho e gestão de benefícios, e abordar as vantagens obtidas com a automação desses processos por meio de ferramentas especializadas.

O que são processos de RH?

Os processos de RH são as práticas e procedimentos realizados pelo setor de Recursos Humanos para gerenciar o material humano de uma empresa, tendo início no recrutamento e seleção de novos funcionários, até o momento do fim do contrato e encerramento do vínculo empregatício.

Entre a contratação e o desligamento, os processos de RH passam pelo treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios, comunicação interna, gestão do clima organizacional e retenção de talentos. 

Tudo isso é feito com o objetivo de promover eficiência operacional e engajamento organizacional

Quais são os principais processos de RH?

Vamos apresentar abaixo alguns dos mais importantes processos de RH dentro de empresas:

Recrutamento e seleção

O primeiro processo de RH na gestão do material humano é o de recrutamento e seleção, que consiste em atrair e selecionar candidatos, verificar seu perfil, habilidades, analisar as suas chances de alinhamento à empresa, preencher as vagas em aberto e realizar todo o processo de admissão.

Onboarding de novos colaboradores

Para quem não conhece o termo, onboarding de novos colaboradores nada mais é do que o processo de integração dos novos funcionários à empresa, aos processos da organização e à cultura organizacional.

Treinamento e desenvolvimento

Uma parte muito importante dos processos de RH envolve a questão do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, pois através desse processo é possível perceber as habilidades e carências da equipe, fornecer a capacitação necessária para suprir as demandas e promover o crescimento e aprimoramento dos funcionários.

Avaliação de desempenho

Mais um dos processos de RH que são um tremendo diferencial para a empresa e para os colaboradores é o que avalia o desempenho dos funcionários. A avaliação tem como base os objetivos da organização, e como cada indivíduo é capaz de se envolver e contribuir para a realização das tarefas.

Posteriormente, os profissionais de RH fornecem feedback estruturado aos gestores e colaboradores, para que haja um desenvolvimento contínuo dos profissionais e que os treinamentos sejam direcionados para reduzir as suas carências.

Gestão de benefícios e remuneração

Toda a parte de contratação de benefícios e remuneração fica sob responsabilidade da equipe de RH, que também é quem informa as políticas a serem aplicadas, implementa iniciativas justas e competitivas e define como desempenho, experiência e cargo impactarão nos salários, benefícios e adicionais recebidos pelos colaboradores.

Clima organizacional e engajamento

Um dos processos de RH é o responsável por toda a parte de comunicação interna, de forma a promover clareza na troca de informações e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir. Essa é a chave para uma equipe engajada, que se sente parte do todo, e sabe o que a empresa espera dela.

A manutenção do clima organizacional também é de responsabilidade do RH, que pode desenvolver ações para estimular a interação entre colaboradores e gestores, promovendo assim a melhora no ambiente da empresa e na relação entre empregadores e funcionários.

Gestão de férias e licenças

Mais uma das funções do RH é gerir toda a parte de licenciamento e férias dos colaboradores, impedindo que prazos sejam perdidos, e que haja planejamento para cobertura de ausências, mantendo a continuidade operacional.

Desligamento e offboarding

Assim como são responsáveis pelo recrutamento e seleção, os profissionais de RH são responsáveis pelo encerramento dos contratos, desligamento dos colaboradores e todos os trâmites legais que envolvem esse processo, evitando qualquer possibilidade de falhas e ações trabalhistas.

Automatização dos processos de RH

Para que os processos de RH se tornem mais eficientes, menos burocráticos e apresentem menos falhas, a automação é o melhor e mais indicado recurso. Vamos mostrar abaixo as formas de implementar a automatização, os benefícios e algumas das ferramentas utilizadas pelo setor:

Benefícios da automação

Com a automação dos processos de RH  a burocracia fica consideravelmente menor, há a possibilidade de direcionar o esforço do time para atividades estratégicas e analíticas, o aumento da eficiência, a redução de falhas manuais, dos custos  e maior agilidade na entrega de resultados.

Ferramentas e softwares de RH

As ferramentas e softwares de automação dos processos de RH promovem a otimização das tarefas do setor e auxiliam na gestão dos dados, processos e pessoas. Programas como o ATS, Gupy, Trakstar, Mindsight, Google Workspace e as soluções da Two RH para controle de ponto e suporte a folha de pagamento contribuem para a eficiência e segurança das atividades do setor.

A TWO RH pode auxiliar todos os perfis de empresas nesse processo, com soluções personalizadas de gestão de pessoas, tecnologia e consultoria para otimizar os processos de RH e impulsionar o desempenho organizacional.

Implementação da automação

Para realizar uma implementação da automação dos processos de RH eficiente e com baixo impacto é necessário analisar e mapear os processos, escolher as soluções tecnológicas que mais se adequem a realidade da empresa, buscar ferramentas que possam ser integradas às já existentes, realizar treinamentos setoriais adequados, manter um canal de comunicação com os colaboradores para o esclarecimento de dúvidas, monitorar o uso e avaliar a experiência e eficácia dos sistemas adotados.

Indicadores de desempenho em RH

Para medir a eficiência dos processos de RH é preciso considerar alguns pontos. Deve-se avaliar o desempenho dos setores, o impacto que suas atividades têm na empresa, e se as decisões estratégicas estão sendo tomadas de forma correta. Vamos conhecer a seguir um pouco mais sobre os indicadores de desempenho em RH:

Principais KPIs

Os KPIs utilizados pelo setor de Recursos Humanos medem os principais processos da empresa. A produtividade mede a capacidade produtiva individual dos colaboradores, a quantidade de horas trabalhadas por funcionário e o tempo utilizado em processos de recrutamento e seleção.

A retenção leva em conta a taxa de turnover, o índice de absenteísmo e a capacidade de reter talentos da empresa. Já a satisfação mede o engajamento dos colaboradores, a qualidade do ambiente organizacional e o índice de satisfação dos funcionários com a empresa.

Os KPIs de desenvolvimento analisam o índice de participação em programas de capacitação e sua aplicação prática, o número de vagas fechadas e o ROI, que é o retorno sobre o investimento na área de treinamentos. Outras métricas levam em conta o custo dos processos de recrutamento e seleção, Headcount e a quantidade de reclamações trabalhistas recebidas pela empresa.

Utilização dos indicadores

Monitorar e avaliar o desempenho dos processos e dos resultados é fundamental em qualquer tipo de empresa,  pois com esse acompanhamento, é possível avaliar se as decisões estratégicas surtiram efeito.

Para utilizar os KPIs é preciso ter as informações organizadas em um banco de dados completo, registrando todas as atividades dos colaboradores, como a jornada de trabalho, férias, promoções, banco de horas, entre outros.

Qual a importância de criar processos na empresa?

Existem diversas razões para criar processos em cada setor da empresa, mas todos têm em comum o desejo de conquistar a eficiência operacional. Processos contribuem para reduzir o tempo e recursos gastos na realização de tarefas, tornando as equipes mais eficientes e reduzindo os gargalos.

Ao colocar os processos em prática é possível obter uma melhoria na qualidade dos resultados, pois quando são bem desenhados e claros, os processos promovem uma entrega de serviços mais consistente e padronizada, alcançando o nível de qualidade desejado.

Com a implementação de processos na empresa há uma padronização das atividades, reduzindo os erros e o retrabalho, o que gera a diminuição dos custos operacionais, facilita o processo de gestão e o acompanhamento e avaliação do desempenho das equipes e de cada colaborador de forma individual. 

Empresas que têm como meta a expansão precisam de processos muito bem definidos para se preparar para seu crescimento, pois devem se adaptar às demandas novas, reduzindo assim a margem de erros e falhas, e sofrendo menos prejuízos. Vale mencionar que os processos indicam clareza ao colaborador, pois demonstram o que deve ser feito e como, e o que é esperado dele.

Ultimos posts

Muitas empresas precisam que seus colaboradores estendam suas jornadas em algum momento, e o custo nem sempre cabe com conforto no orçamento, por isso lançam mão de um recurso que
As empresas estão cada vez mais atentas em como sua imagem se reflete no mercado. Quais são os impactos que a reputação da empresa pode causar no mercado e como
Para uma empresa compreender se a eficiência operacional está dentro do esperado é necessário utilizar os KPIs que indicam como a jornada de trabalho, horas extras e os colaboradores estão