O Departamento Pessoal é o setor de uma empresa responsável por gerir os colaboradores e cuidar das jornadas de trabalho, gerência de folha de pagamento, férias, benefícios, entre outras questões relacionadas à legislação trabalhista.
Sendo assim, esse setor se encarrega da parte burocrática, ou seja, lida com a emissão e gerenciamento de documentos dentro da empresa.
Mas se você quer conhecer melhor o Departamento Pessoal e a sua importância, continue a leitura desse texto.
O que é departamento pessoal?
Freepik
O Departamento Pessoal é o setor que cuida de toda a burocracia relacionada aos colaboradores de uma organização.
Então, desde a admissão do indivíduo até a sua demissão, o DP fica encarregado de fazer cálculo de salário, férias, benefícios, locomoção, controle de ponto e escalas de horário.
Apesar de essas serem as tarefas mais comuns, pode haver variação de uma empresa para a outra dependendo do ramo de atuação e necessidades específicas.
Vale dizer ainda que o Departamento Pessoal age de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e pelos Sindicatos.
Qual a diferença entre RH e DP?
É comum que as pessoas confundam as funções referentes ao Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Apesar de os dois serem muito próximos e, praticamente complementares, suas responsabilidades são distintas.
O Recursos Humanos se ocupa de melhorar os resultados da empresa estimulando os colaboradores e selecionando adequadamente os pontos fortes e fracos de cada um para o desenvolvimento de tarefas específicas.
Aumentando a satisfação dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho, o RH afasta do Departamento Pessoal problemas com reclamações que levem a passivos, por exemplo.
Sendo assim, o RH é muito mais estratégico enquanto que o DP é burocrático. Sendo assim, uma gestão eficiente das pessoas é fundamental em qualquer organização, logo as funções do Departamento Pessoal são indispensáveis.
A importância do DP nas empresas
Freepik
O papel principal do Departamento Pessoal dentro de uma empresa é cuidar das burocracias referentes aos colaboradores.
Isso é fundamental para evitar processos trabalhistas e problemas com a fiscalização. Visto que somente com um DP eficiente é possível agir dentro das normas, evitando falhas em relação a isso.
De acordo com Chiavenato (1999) no final do século XX as empresas começaram a entender a importância de tratar seus colaboradores como indivíduos e não apenas como recursos.
Com isso a demanda por um setor de RH e DP eficiente aumentou, visando o estabelecimento de uma rotina mais otimizada e detalhada.
Apesar disso, a relação entre empregadores e empregados ainda é algo complexo, visto que as divergências são comuns.
Quando isso acontece, muitas vezes o colaborador entra com processos trabalhistas que, em geral, levam a empresa a ter prejuízo financeiro e também na sua imagem.
Sendo assim, o Departamento Pessoal é essencial para garantir que todas as normas sejam cumpridas adequadamente, evitando tanto a insatisfação dos trabalhadores quanto os problemas com a legislação vigente.
As rotinas do Departamento Pessoal
Apesar de o Departamento Pessoal desenvolver muitas atividades bastante operacionais, elas são também dinâmicas.
A carga de trabalho nesse setor é muito grande e a maioria das tarefas se repete todos os meses, como é o caso dos cálculos de salário e folha de ponto, por exemplo.
Apesar de contar com uma estrutura simples quando em comparação a outros setores, existe uma cobrança enorme sobre o DP. Isso para que não ocorram falhas e erros que possam prejudicar os colaboradores ou a empresa.
Veja a seguir quais são as principais tarefas da rotina deste setor:
Registro de colaboradores
Todo o processo admissional é realizado pelo Departamento Pessoal, inclusive os registros da carteira de trabalho, liberação do crachá e o registro no relógio de ponto.
Controle de ponto
A legislação trabalhista é bastante categórica com as leis que regem o controle da jornada de trabalho. E cabe ao Departamento Pessoal fazer o controle dos horários de entrada e saída de cada colaborador.
Infelizmente as divergências em relação às jornadas de trabalho, sobretudo horas extras, são comuns.
De fato, esse é o assunto mais recorrente no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Assim, com o controle adequado é possível evitar muitos problemas desse tipo.
Gestão de benefícios e folha de pagamento
Todos os colaboradores dentro de uma empresa possuem algum tipo de benefício. Alguns são obrigatórios, enquanto que outros variam de um local de trabalho para o outro.
Além de cuidar dos cálculos dos benefícios vigentes, o Departamento Pessoal é responsável também por disponibilizar os opcionais que se adequem melhor a cada colaborador.
Registro demissional
Todas as tarefas que envolvem a demissão de colaboradores também são responsabilidade do Departamento Pessoal.
Assim, o DP precisa garantir os direitos dos trabalhadores, como o correto cálculo de verbas rescisórias. Desse modo, o trabalhador desligado recebe adequadamente todos os benefícios aos quais tem direito.
Controle de férias e licenças
A cada 12 meses de trabalho são concedidos 30 dias de férias ao trabalhador. Essa é mais uma burocracia que fica sob responsabilidade do Departamento Pessoal.
Além de garantir que a documentação esteja em ordem, cabe ao DP também definir juntamente com os demais gestores quando é o melhor período para que cada colaborador se afaste.
Além disso, o Departamento pessoal é responsável também pelas burocracias advindas das licenças.
Departamento Pessoa e a adequação à legislação trabalhista
A Legislação Trabalhista regulamenta todas as relações entre o trabalhador e o seu contratante. Por isso o cumprimento dela é obrigatório em todos os casos para evitar insatisfação e processos.
A maior dificuldade nesse caso é conseguir se adequar às mudanças nas leis que ocorrem frequentemente.
Sendo assim, o Departamento Pessoal deve estar sempre atento às principais mudanças. Portanto, garantimos o cumprimento das normas vigentes.
Conclusão
O Departamento Pessoal é o setor das empresas responsável por cuidar das burocracias envolvendo a legislação trabalhista.
Sendo assim, ele é essencial em qualquer organização. Assim, garantimos a adequação às regras vigentes, evitando problemas com a justiça do trabalho e insatisfação dos seus funcionários.
Portanto, ter um Departamento Pessoal engajado é primordial não apenas para o cumprimento das regras, mas também para ajudar a empresa a ter bons resultados e evitar prejuízos.
- O que é departamento pessoal?
- Qual a diferença entre RH e DP?
- A importância do DP nas empresas
- As rotinas do Departamento Pessoal
- Registro de colaboradores
- Controle de ponto
- Gestão de benefícios e folha de pagamento
- Registro demissional
- Controle de férias e licenças
- Departamento Pessoa e a adequação à legislação trabalhista
- Conclusão