Sistema de controle de ponto eletrônico: qual equipamento compensa mais?

sistema de controle de ponto eletrônico
3 min de leitura direto

Realizar o controle da jornada de trabalho dos colaboradores é mais que importante: é obrigatório. As empresas devem registrar corretamente as informações para que possam fazer o pagamento das horas devidas e isso exige o uso dos recursos de apoio. Entre as melhores soluções, está o sistema de controle de ponto eletrônico.

Embora tenham o mesmo objetivo, diferem na tecnologia e na forma de utilização. Por isso, é indispensável conhecer cada alternativa e entender bem qual é a melhor opção para sua empresa.

A seguir, veja se vale mais a pena recorrer aos equipamentos comuns ou adotar um sistema de controle de ponto eletrônico!

Como funcionam os equipamentos tradicionais?

Quando falamos em equipamentos voltados para o controle de ponto, o principal deles é o relógio de ponto. Esse é um dispositivo em que cada funcionário faz o registro da sua folha de ponto, com marcações que indicam o horário de entrada e saída.

Se a tecnologia não fizer parte dessa “equação”, então significa que tudo é realizado de maneira manual. Essa é uma modalidade em desuso e que vem sendo substituída por alternativas tecnológicas.

Nesse caso, outras possibilidades de equipamentos incluem as catracas, os leitores de cartão e os leitores biométricos.

E o sistema de controle de ponto eletrônico?

Já um sistema voltado para essa tarefa inclui a tecnologia no processo de controle de ponto. A ideia é que não seja preciso realizar nenhuma entrada manual de dados, o que reforça a segurança e a versatilidade.

O melhor de tudo é que também é possível utilizar o sistema de controle de ponto eletrônico online. Nesse caso, o registro pode acontecer em qualquer lugar, mesmo fora da empresa. Isso é ótimo para equipes externas e profissionais em home office, por exemplo.

Tudo ocorre por meio de um aplicativo móvel, com transmissão em tempo real de informações. As medidas de segurança incluem reconhecimento facial e geolocalização. Se houver alguma discrepância, o gestor é avisado imediatamente.

Afinal, qual é a melhor alternativa?

A verdade é que, de certa maneira, a solução on-line vai lhe fazer gastar menos e produzir mais na organização. Um sistema de controle de ponto eletrônico pode até funcionar no celular e em dispositivos móveis, evitando fraudes e registrando tudo conforme a legislação vigente.

Nesse caso, o software é a alternativa com melhor retorno de seu investimento, por ser bem mais avançado e auxiliar na automação de tarefas. Haverá total monitoramento, facilidade para exportar os dados, transparência na folha de pontos e fechamento rápido.

Basicamente, esse recurso ajuda a reduzir os riscos e erros, além de tornar tudo mais fácil e integrado. Portanto, é uma solução interessante para negócios que buscam eficiência, sem que deixem de cumprir as obrigações trabalhistas.

Entre os equipamentos e o sistema de controle de ponto eletrônico, a verdade é que ambos devem ser usados juntos. No entanto, alternativas com um nível maior de tecnologia valem mais a pena porque oferecem segurança, automação e produtividade.

No caso de horas extras noturnas, realizadas entre 22h e 5h, além do adicional noturno, há também a aplicação do adicional de horas extras. Vamos falar de um assunto que
Ao desenvolver um plano sólido de planejamento no DP, as empresas podem garantir uma gestão mais eficaz de sua força de trabalho, promovendo a conformidade com normas regulatórias, a satisfação
O controle de ponto pelo celular é legal, pois seu funcionamento atende a critérios rígidos que asseguram a veracidade das informações registradas, fazendo com que este seja um sistema antifraude.