O RH ágil é uma abordagem que vem mudando o mindset das corporações.
Isso porque, além de otimizar os processos da área, a metodologia também ajuda a promover uma gestão mais estratégica e menos operacional, sobretudo na era digital.
Apesar de ter surgido na Engenharia de Software, o conceito vem ganhando cada vez mais relevância no setor de Recursos Humanos e tem sido essencial para a melhora dos resultados do negócio e da performance das equipes.
Neste conteúdo você vai descobrir mais sobre o assunto e saber também como implementar a metodologia de RH Ágil na sua empresa.
Então, não deixe de acompanhar o artigo até o final.
RH ágil, o que significa?
A Metodologia Ágil ou Agile, para o RH, ajuda as empresas a ajustarem sua cultura organizacional para gerar processos mais fluidos.
Em outras palavras, a ideia é deixar as demandas mais claras e objetivas, otimizando a execução de tarefas e também a solução de problemas.
Assim, o RH estratégico ganha mais protagonismo nas organizações e passa a focar no bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores.
Desse modo, o RH ágil requer o abandono das boas práticas tradicionais que devem dar lugar à entrega de valor para as pessoas, afinal, aqui o foco central está no ser humano.
Aplicando o Agile na rotina de trabalho do setor, a gestão de RH tem uma visão mais analítica sobre suas entregas e, assim, pode até auxiliar a empresa a tomar decisões mais assertivas.
Em 2019 foi criado o Manifesto Ágil do RH, orientado pelos seguintes pilares:
- redes colaborativas (mais do que estruturas hierárquicas);
- transparência (mais do que sigilo);
- adaptabilidade (mais do que prescrição);
- inspirar e comprometer-se (mais do que gerenciar e reter);
- motivação intrínseca (mais do que recompensas extrínsecas);
- ambição (mais do que obrigação).
Afinal, quais as diferenças entre RH ágil e RH tradicional?
Agora que você conhece um pouco mais sobre a aplicação da Metodologia Ágil no RH, é hora de compreender a diferença entre os métodos considerados tradicionais e as práticas ágeis.
X
RH TRADICIONAL
Confira a seguir as distinções, conforme as principais áreas do segmento:
No RH tradicional, os processos de recrutamento e seleção só iniciam após a abertura da vaga. Por outro lado, o RH ágil utiliza employer branding para atrair talentos de maneira contínua.
- Enquanto o método tradicional busca desenvolver os colaboradores somente até que atinjam o nível de performance desejado, o Agile promove um ambiente de aprendizado constante, além da área de atuação do funcionário.
- Como no RH tradicional os cargos são bem definidos, quase não há mudanças nos planos de carreira. Contudo, um RH ágil pode construir programas de desenvolvimento bem estruturados e oferecer melhores possibilidades de projeção de carreira.
- Quando a equipe de RH utiliza meios tradicionais para gerir os talentos da empresa, acaba gastando muito tempo e esforço com demandas operacionais e burocráticas. Entretanto, equipes ágeis usam a tecnologia em RH para otimizar não só as tarefas, mas também os resultados e decisões.
Vantagens do Agile para RH
Conforme você deve ter notado, as metodologias ágeis cumprem um papel fundamental no processo de digitalização do setor de RH e na perspectiva de futuro das empresas.
Afinal, além de facilitar a gestão de projetos, elas fornecem às organizações a agilidade e autonomia necessárias para acompanharem e responderem às constantes transformações e demandas do mercado.
Nesse sentido, a adoção dos métodos ágeis mais conhecidos como, por exemplo, Scrum, Kanban, Lean, Squad e FDD, valorizam o capital humano da sua empresa e ainda contribuem para a conquista de melhores resultados.
Ademais, as metodologias de RH ágil ainda proporcionam várias outras vantagens ao negócio, como:
- contratações mais rápidas e mais eficientes;
- experiência do candidato mais positiva;
- equipes mais motivadas e engajadas;
- redução do índice de turnover;
- melhor aproveitamento do potencial de cada colaborador;
- mais eficiência na gestão de processos e de pessoas;
- tomadas de decisões mais estratégicas.
Passo a passo para implementar a mentalidade ágil no RH da sua empresa:
Entendeu a importância do Método Ágil para o sucesso de um negócio, mas ainda não sabe por onde começar a aplicá-lo em sua empresa?
Não se preocupe, pois iremos te ajudar a construir um RH protagonista!
A seguir, preparamos um passo a passo de como fazer isso de uma maneira efetiva.
Antes de tudo, planejamento. Essa é a prioridade quando o assunto é estratégia corporativa. Dito isso, a primeira coisa a se fazer é traçar os objetivos e elencar os recursos disponíveis.
Em seguida, desenhe um panorama geral do negócio. Entenda os gaps, necessidades, desafios e oportunidades a serem exploradas. Por fim, liste as metas a serem alcançadas, mas tenha clareza.
Assim, fica mais fácil estabelecer as ações necessárias para atingi-las.
Quer uma dica? Ferramentas como pesquisas de clima organizacional, feedbacks e mapeamentos da rotina podem ser muito úteis nesta etapa.
Conforme já mencionamos, para ter um RH ágil, é preciso haver mudança de mindset.
Logo, é primordial dedicar tempo à adequação da cultura da empresa, ou seja, às rotinas, discursos e valores da organização.
Afinal, a metodologia ágil muda a maneira como o time trabalha e entrega seus resultados.
Desse modo, é mais fácil garantir o uso de métodos inovadores, que ajudem a melhorar a gestão dos processos.
Essa mudança de mentalidade também envolve as lideranças, que precisam estar engajadas com a nova metodologia.
Assim, os colaboradores se sentirão mais confiantes e motivados a testarem o novo.
Os treinamentos são essenciais para o sucesso da implementação da metodologia ágil e devem fazer parte da cultura da empresa.
Através deles é possível aprimorar as hard skills e soft skills dos profissionais e até mesmo estimular a criatividade deles com foco na resolução de problemas.
O último passo, porém, não menos importante, é a mensuração dos resultados obtidos. Essa é uma ação que permite entender quais táticas estão funcionando e quais precisam de melhorias.
Para ter essa visualização, não deixe de acompanhar os indicadores de RH e realizar rodadas de feedback e avaliações de desempenho.
Ouça este episódio do podcast Chama o RH para conhecer alguns exemplos de indicadores e entender como fazer a análise.
Conclusão
Por fim, as metodologias ágeis para RH contribuem para aumentar a eficiência dos processos e a competividade da organização.
Quer facilitar a aplicação do RH ágil em sua empresa?
As soluções da TWO podem ajudar. Automatizando processos como o registro de ponto, o setor ganha mais flexibilidade, autonomia e produtividade.