Utilizar métricas para fundamentar decisões é uma prática básica para qualquer negócio. Da mesma forma, há diversos indicadores de RH que podemos utilizar para verificar o desempenho e resultados de nossas equipes.
Gerenciar com base em dados, em vez do achismo, é o primeiro passo para uma gestão de sucesso. Por isso, elencamos 10 indicadores de RH que toda empresa precisa acompanhar. Confira!
10 Indicadores de RH:
10 Indicadores de RH:
1 Turnover
Turnover ou rotatividade é um dos indicadores de RH mais essenciais. Ele compara o número de contratações e demissões em um determinado período. Para achar a porcentagem de turnover basta dividir o número de demissões pelo número total de funcionários ativos.
Assim, quanto maior for essa porcentagem:
- Maior os custos com verbas rescisórias;
- A cultura organizacional não é repassada;
- Pior será a produtividade do time;
- Maior será a desmotivação da equipe.
2 Absenteísmo
Em segundo lugar, temos o absenteísmo, que também é um dos indicadores de RH super importante de se manter sob constante análise. Aqui estamos avaliando a quantidade de afastamentos e faltas de um período.
Assim, além da queda de produtividade, o absenteísmo pode denunciar a falta de motivação e satisfação dos funcionários. Logo, caso esse indicador esteja alto quer dizer que precisamos atuar com urgência em verificar as causas e criar projetos de engajamento dos colaboradores.
3 Vagas finalizadas no prazo
Agora um dos indicadores de RH para medir a produtividade do próprio setor. As vagas finalizadas no prazo nada mais é do que o próprio nome diz: a porcentagem de vagas que foram preenchidas dentro do cronograma.
Para saber essa porcentagem basta dividir a quantidade de vagas fechadas no prazo pela quantidade total de vagas.
Caso o valor seja baixo, quer dizer que o planejamento e/ou execução do processo de Recrutamento e Seleção não está funcionando. Logo, é necessário uma avaliação dessas etapas e buscar chegar em 100% de vagas preenchidas dentro do prazo.
4 Índice de satisfação
Dentre os indicadores de RH que podem ser mais complicados de gerar podemos destacar o de satisfação. É um aspecto bastante subjetivo e sua quantificação precisa ser bem trabalhada.
Nesse sentido, a prática mais utilizada atualmente são os questionários que o funcionário atribui nota de 0 a 10 para as perguntas. Exemplo de pergunta: o quanto seu emprego atual satisfaz suas expectativas?
É essencial conseguir manter a satisfação em altos níveis, pois isso irá significar em:
- Maior produtividade;
- Menor índice de absenteísmo;
- Redução do turnover;
- Alinhamento de cultura.
5 Competitividade salarial
Competitividade salarial relaciona o valor pago pela empresa em comparação a média do mercado. O salário ofertado é um dos elementos estratégicos para atrair talentos e aumentar a satisfação, motivação e retenção dos colaboradores.
Por isso, essa métrica também entra para nossa lista de indicadores de RH que toda empresa precisa acompanhar.
Contudo, é bom ressaltar que ter o maior salário do mercado não garante colaboradores felizes. A satisfação no trabalho envolve muito mais do que o dinheiro. Por isso, quando estiver analisando os concorrentes, pergunte-se:
- Quais amenidades eles possuem no ambiente de trabalho (como cozinha com snacks, academia, etc)?
- Que tipo de benefícios eles dão? Aqui é importante ir além do convencional, pense se eles têm um convênio com o bar próximo do escritório para os funcionários fazerem o happy hour;
- Há algum tipo de projeto de saúde mental?
- Como é a cultura desse meu concorrente?
6 Reclamações trabalhistas
Uma das tarefas do setor de RH e DP é garantir que a empresa esteja por dentro das leis trabalhistas. Assim, esse indicador pode ser uma forma de medir a eficácia das medidas adotadas.
Bem como evidencia como a empresa vem lidando com seus funcionários. Afinal, um péssimo tratamento leva o trabalhador a se sentir motivado a abrir queixas, enquanto em um negócio que valoriza e cuida dele as ocorrências são menores.
Por isso é importante que o setor faça apuração dos pagamentos tributários e da previdência corretamente. Além de ter processos, como entrega de documentos, otimizados para não perder prazos.
7 Tempo médio de empresa
Tempo médio de empresa consegue ser um dos indicadores de RH bastante eficiente para medir a retenção de talentos. Dessa forma, quanto maior o tempo de casa que os funcionários possuem, melhor.
Ou seja, se o colaborador permanece com a empresa por longos períodos indica que: o local de trabalho lhe satisfaz, ele se sente valorizado, ele gosta da cultura da empresa. Enfim, pode significar que todo o esforço do RH de ajudar as equipes está trazendo resultados.
8 Custo de benefício por funcionário
Dos indicadores de RH que são fundamentais para apoiar a confecção do orçamento operacional podemos destacar o custo de benefícios por funcionário.
O indicador relaciona o gasto total com benefícios com a quantidade de colaboradores. Assim, essa informação apoia na construção do orçamento e nos planos estratégicos de retenção de talentos e planos de carreira.
9 Índice de horas extras por horas trabalhadas
Esse é um dos indicadores de RH que pode denunciar uma necessidade de aumento da equipe. Isto é, se vemos este índice aumentando ou se mantendo alto significa que a demanda do determinado setor está alta.
Quando temos mais demanda do que equipe é natural que os colaboradores sejam requisitados para fazer horas extras. Ter que trabalhar a mais, no longo prazo, leva a queda de produtividade, aumento do absenteísmo e turnover. Então, esse índice pode ser utilizado como uma evidência para justificar novas contratações.
Dessa forma, temos que cuidar que o índice de horas extras não se mantenha elevado. Afinal, a empresa precisa pagar 50% a mais por hora extra. Ou seja, o custo da folha de pagamento fica muito maior e pode ter grandes efeitos negativos na saúde financeira do negócio.
10 Avaliação de aprendizagem
Programas de treinamento e desenvolvimento são essenciais para todas empresas. Contudo, quais indicadores de RH podemos utilizar?
Podemos empregar diversas metodologias, como:
- Teste prático e objetivo;
- Lista de avaliação de comportamento;
- Resultados, como aumento de vendas, redução de custos e reclamações, etc;
- Pesquisa de satisfação com os programas de treinamento.
Ademais, as avaliações de resultados (como aumento de vendas) nos permite descobrir o ROI desses programas. Por exemplo, ao pegarmos o aumento de vendas e compararmos com o valor gasto em treinamento e desenvolvimento, teremos informações valiosas sobre o impacto que as ações tiveram.
Além disso, é importante que nesses indicadores de RH seja feito medição antes e depois dos programas. Dessa forma é possível realmente verificar qual foi o impacto na equipe, no negócio e nos resultados.
Indicadores de RH dependem do sistemas automatizados e digitais. Seu setor ainda está lotado de papel e com baixa produtividade? Temos um artigo especialmente para você: leia agora sobre a transformação digital no RH.