Afinal, como podemos mudar a cultura organizacional de uma empresa?

Esse é um grande desafio para muitos líderes e gestores que, apesar de fazerem alguns ajustes necessários, não conseguem ter êxito nesta empreitada.

Cultura Organizacional

Sabe por que isso acontece?

Basicamente, porque a cultura é algo quase imperceptível para quem faz parte dela. É semelhante à nossa personalidade.

Em outras palavras, é uma série de valores, normas, crenças e ações compartilhadas dentro da organização e que já estão enraizadas nos colaboradores. Mas, quando ela não está alinhada ao propósito e aos objetivos do negócio, significa que está na hora de mudar o jeito de funcionar da equipe.

                                O bom Líder

Se você ainda não sabe por onde começar, não tem problema, pois elaboramos este artigo para te ajudar a entender como fazer isso de forma substancial.

Acompanhe!

Qual a importância da cultura organizacional para as empresas?

                                 Ferramenta de RH Avaliador de Desempenho

Para início de conversa, a cultura organizacional influencia diretamente todas as ações e decisões da empresa, logo, é um elemento essencial para o sucesso de qualquer negócio.

                                 Ferramenta de RH pesquisa de clima

Uma cultura bem estabelecida tem o poder de melhorar a performance da organização como um todo, enquanto uma cultura desestruturada pode derrubar os resultados das equipes.

                                 ferramenta de RH recrutamento e seleção

Assim, vale a pena fazer uma análise aprofundada sobre a cultura organizacional em sua empresa para entender por que ela é como é, e se requer algum ajuste.

Agora, veja os benefícios que o seu negócio terá ao valorizar e trabalhar a cultura da organização:

Realmente podemos mudar a cultura organizacional de uma empresa?

A mudança na cultura organizacional é um processo que consiste em substituir os hábitos e atitudes que não correspondem mais à realidade do negócio.

Afinal, os aspectos culturais influenciam diretamente no desempenho da organização e precisam ser reprogramados para que o negócio possa modernizar seus setores e se desenvolver em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.

                                      A mudança na cultura organizacional é um processo que consiste em substituir os hábitos e atitudes que não correspondem mais à realidade do negócio. Afinal, os aspectos culturais influenciam diretamente no desempenho da organização e precisam ser reprogramados para que o negócio possa modernizar seus setores e se desenvolver em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Mas, será que é mesmo possível transformar a cultura de uma empresa que já tem seu “jeito” de ser e de fazer estabelecidos? A resposta é sim. Apesar de não ser fácil, é possível. Mas, isso requer certo rigor, além de alguns sacrifícios como, por exemplo, abandonar determinados processos e até mesmo dispensar os colaboradores que não estão mais alinhados com os novos hábitos da empresa.

Mas, será que é mesmo possível transformar a cultura de uma empresa que já tem seu “jeito” de ser e de fazer estabelecidos?

A resposta é sim. Apesar de não ser fácil, é possível. Mas, isso requer certo rigor, além de alguns sacrifícios como, por exemplo, abandonar determinados processos e até mesmo dispensar os colaboradores que não estão mais alinhados com os novos hábitos da empresa. 

5 motivos para mudar a cultura nas empresas

Conclusão Por fim, você já sabe como podemos mudar a cultura organizacional de uma empresa. Contudo, é importante ressaltar que esse é um processo que leva tempo e não acontece do dia para a noite, assim como qualquer outra mudança organizacional Além disso, não existe cultura certa ou errada, mas culturas diferentes, que traduzem a identidade da empresa e seus objetivos. É importante ainda que o setor de Recursos Humanos entenda qual o seu papel na gestão dessa cultura e na manutenção do clima organizacional, atuando como um "guardião dos bons costumes empresariais”.

Mais adiante explicaremos como podemos mudar a cultura organizacional de uma empresa, mas antes, é importante que você saiba identificar o momento de promover essa mudança.

Portanto, listamos abaixo, as principais razões que levam a maioria das companhias a ajustarem sua cultura.

Um alto índice de rotatividade na equipe pode ser sinal de que a empresa não possui uma cultura organizacional sólida.

Desse modo, é comum que os funcionários tenham pouco engajamento com as atividades exercidas e queiram buscar por empresas com as quais se identificam mais.

Este também é um indicativo de que a cultura da organização precisa mudar.

Afinal, a dificuldade em encontrar e reter os profissionais adequados pode indicar que os valores propagados pela empresa não condizem com o público da vaga, ainda mais se ele for composto pelas novas gerações

Quando a liderança percebe que os objetivos e lições aplicadas diariamente não fazem mais sentido conforme as necessidades da empresa, pode estar na hora de repensar os aspectos culturais do negócio.

Além disso, fique atento ao nível de comprometimento da equipe. Se os colaboradores não estão mais em sincronia e a equipe mais atrapalha do que colabora, não há dúvidas sobre a necessidade de transformação da cultura organizacional.

Também preste atenção na forma como os colaboradores se sentem em relação à qualidade do ambiente de trabalho. Isso porque a presença de uma Cultura do Medo contribui para um clima negativo e para a queda de motivação e de produtividade do time.

Inclusive, o medo da chefia é o que leva 50% das pessoas a pedirem demissão da empresa onde trabalham.

Em contrapartida, empresas que adotam uma cultura de pessoas geram mais valor para o funcionário, através de ações focadas em promover um ambiente de trabalho saudável e com maior qualidade de vida.

Enfim, se você identificou alguns desses pontos no ambiente de sua empresa, então é hora de rever as características da cultura organizacional do seu negócio, antes que a cultura organizacional da empresa “adoeça”.

Cuidados para evitar uma cultura organizacional tóxica

Todos os pontos que mencionamos no tópico acima fazem parte de uma cultura tóxica, que pode ser revertida com alguns cuidados e atitudes por parte dos líderes:

Assista ao vídeo abaixo e veja as características de um bom líder, segundo o filósofo e professor, Mário Sérgio Cortella:

Afinal, como podemos mudar a cultura organizacional de uma empresa?

Comece avaliando a cultura organizacional e o desempenho do negócio

Primeiro, é preciso voltar o olhar para o estado no qual a empresa se encontra atualmente. Sendo assim, analise as práticas disseminadas na empresa.

Como ela está organizada?

Como funciona a estrutura hierárquica?

Quais são os seus setores?

Como é o fluxo de trabalhos e de informações entre eles?

Como é feita a comunicação interna?

Caracteristicas da cultura organizacional

Além disso, verifique indicadores de performance como, por exemplo, lucratividade, produtividade, satisfação, entre outros.

Busque entender a relação entre as práticas de gestão, hábitos e comportamentos com os atuais resultados da empresa. Afinal, quais são os fatores culturais que estão impedindo a empresa de atingir o seu potencial ao máximo?

A partir dessas informações, você será capaz de identificar os colaboradores que não fazem mais sentido para a empresa, bem como eliminar os hábitos e comportamentos não condizentes com a perspectiva de crescimento da organização

Utilize o PVE (Ponto de Vista Educativo)

O PVE é uma ferramenta que ajuda a educar os colaboradores para que eles entendam melhor sobre a cultura da empresa, através de perguntas base, como:

Além de deixar bem claro o que deve ser feito e quais os objetivos a serem alcançados, a liderança tem o papel de impor esses ensinamentos de maneira rigorosa e contínua na empresa.

Comunique com clareza as modificações na cultura organizacional

Também é muito importante explicar ao time de maneira eficiente sobre as mudanças nas características da cultura organizacional.

Para que a nova cultura organizacional seja efetivamente implementada, é necessária uma comunicação transparente e consistente sobre as novas práticas e valores que deverão ser seguidos daqui em diante.

 

                               Ferramenta de RH dashboard de análise

Nesse sentido, algumas ferramentas como vídeos institucionais, murais, palestras, treinamentos e reuniões podem ser bastante úteis. Mas, como podemos mudar a cultura organizacional de uma empresa e garantir que todos os colaboradores se adaptem a esse novo cenário?

cnd trabalhista

Em processos como esse, é comum que ocorram algumas demissões. Pois, nem todos os colaboradores conseguem se adaptar à mudança de cultura organizacional.

Por outro lado, não há melhor forma de incentivar os colaboradores a aderirem à mudança de cultura senão recompensando-os por isso.

Portanto, crie programas de incentivo com prêmios relevantes para aqueles que adotarem os novos hábitos da companhia.

Fortaleça a cultura organizacional da empresa

Existem práticas que auxiliam na construção de uma cultura organizacional mais sólida. Veja algumas ideias que você pode aplicar:

Conclusão

Por fim, você já sabe como podemos mudar a cultura organizacional de uma empresa.

Contudo, é importante ressaltar que esse é um processo que leva tempo e não acontece do dia para a noite, assim como qualquer outra mudança organizacional.

                                aNÁLISE DE PESSOAS NO rh - FERRAMENTAS DE rh

Além disso, não existe cultura certa ou errada, mas culturas diferentes, que traduzem a identidade da empresa e seus objetivos.

É importante ainda que o setor de Recursos Humanos entenda qual o seu papel na gestão dessa cultura e na manutenção do clima organizacional, atuando como um “guardião dos bons costumes empresariais”.