O registro de ponto pelo celular é realizado por meio do smartphone do colaborador e utiliza um sistema com banco de dados, além de uma interface de armazenamento em nuvem. Assim, a empresa não precisa usar um relógio de ponto físico para acompanhar a jornada dos empregados, já que eles podem bater o ponto de qualquer lugar onde estejam.

Mulher com celular na mão registrando o controle de ponto pelo celular

Realizar o registro de ponto pelo celular traz vários ganhos, não só para o setor de Recursos Humanos ou para os colaboradores, mas também para as organizações.

Atualmente, com o crescimento do home office, essa ferramenta tornou-se ainda mais necessária, pois garante agilidade e praticidade aos gestores e  ao time de RH/DP no controle da jornada de trabalho dos funcionários.

Além disso, essa modalidade de ponto ainda contribui para uma gestão de pessoas mais eficiente.

Por isso, neste artigo, vamos abordar sobre as vantagens que sua empresa terá ao oferecer aos colaboradores a opção de bater ponto pelo celular.

Acompanhe!

Como é feito o controle de ponto pelo celular?

À primeira vista, o registro de ponto pelo celular funciona de maneira similar a qualquer outro modelo de controle tradicional, isto é, ele faz a marcação do início da jornada, saída para o almoço, retorno e fim do expediente do colaborador.

No entanto, ele apresenta algumas diferenças que o torna muito mais prático, seguro e moderno, já que estamos falando de uma solução tecnológica.

registro de ponto pelo celular

Esse tipo de controle de ponto é realizado por meio do smartphone do colaborador e utiliza um sistema com banco de dados, além de uma interface de armazenamento em nuvem. Por isso, a empresa não precisa usar um relógio de ponto físico para acompanhar a carga horária dos empregados, já que eles podem bater o ponto de qualquer lugar onde estejam. Logo, essa é uma ótima opção para os profissionais que trabalham em home office ou em regime de trabalho híbrido.

Conforme sabemos, existem várias razões para que as empresas adotem essas novas modalidades de trabalho: redução de custos com equipamentos, transporte, priorização do bem-estar e qualidade de vida do empregado, entre outras.

Enfim, essas novas configurações já são uma realidade para muitas organizações, mas, para outras, a dificuldade de controle de jornada ainda é um empecilho para a adoção de formatos de trabalho não presenciais. Contudo, esse é um problema que pode ser facilmente sanado através do uso de um aplicativo de ponto eletrônico no celular.

registro de ponto pelo celular

Quais são as vantagens de realizar o registro de ponto pelo celular?

 Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sancionada em 1943, o controle de ponto é obrigatório para organizações com mais de 20 colaboradores.

Entretanto, empresas com um quadro de funcionários menor também podem monitorar a jornada de trabalho de seus empregados e se beneficiarem com a prática, afinal, implantar um programa para marcar o ponto dos funcionários no celular é legal e oferece diversas vantagens, conforme listaremos a seguir!

Melhora na produtividade

Você sabia que fazer o controle de ponto pelo celular é uma forma simples e eficiente de aumentar a produtividade dos funcionários?

Com um app de ponto eletrônico, os trabalhadores não terão mais que enfrentar longas filas, nem precisarão ficar atentos ao relógio para não se esquecerem de marcar o ponto na hora certa.

Desse modo, o registro de ponto via celular proporciona um melhor aproveitamento do tempo do empregado, que, por sua vez, tende a ser mais produtivo, passando a desempenhar suas funções com mais qualidade e eficácia ao longo do expediente.

O registro de ponto pelo celular é mais seguro

Fazer o registro de ponto pelo celular oferece mais segurança se comparado às formas de controle tradicionais, como a manual e a mecânica. Isso porque conforme dissemos anteriormente, o aplicativo de ponto online armazena os dados em nuvem e as marcações são enviadas em tempo real a um sistema de gestão de ponto podendo ser acessadas pelo RH/DP e também pelos funcionários.

Desse modo, podemos destacar que a modalidade de controle de ponto digital pelo celular é uma das mais eficazes contra fraudes nas anotações de horários, até mesmo porque conta com recursos avançados de segurança, como o reconhecimento facial, de voz, biométrico, registro de foto, localização em tempo real e autenticação de dois fatores.

Redução de ações trabalhistas

A suspeita sobre irregularidades, como por exemplo, erro no cálculo de horas extras ou de férias, é um dos motivos que mais movimentam ações trabalhistas. Em síntese, os funcionários se consideram lesados e decidem ir brigar com a empresa na justiça.

Entretanto, o controle de ponto online armazena com segurança todas as marcações feitas por cada funcionário, logo, a empresa pode se resguardar desse tipo de processo.

Mais economia para o negócio

Realizando o registro em um relógio de ponto online, sua empresa ainda terá uma enorme vantagem financeira, afinal, ao marcar seus horários pelo celular, o funcionário irá utilizar seu próprio smartphone ou qualquer dispositivo conectado à internet.

Assim, a companhia terá menos custos com a instalação e manutenção dos relógios de ponto eletrônicos (REPs), já que eles possuem um custo elevado e necessitam de revisões constantes para um bom funcionamento.

Redução de custos

com instalação e manutenção dos relógios de ponto

O registro de ponto pelo celular promove eficiência para a gestão de RH

registro de ponto pelo celular

Como o registro de ponto feito pelo celular é uma tarefa automatizada, os times de RH e DP não precisam esperar até o fim do expediente dos funcionários para dar baixa no ponto, afinal, o próprio programa se encarrega disso – o que facilita o trabalho do setor no momento de fazer o cálculo e fechar a folha de pagamento.

Ademais, o controle de ponto é centralizado em um mesmo sistema, então o registro, tratamento e gestão dos dados são feitos pela mesma plataforma e, com isso, a empresa não precisa de mais de um sistema para fazer a gestão de ponto.

Além de economizar tempo com a transmissão de dados, isso permite que a gestão seja feita em tempo real, já que você só precisa de um sistema para fazer todo o processo. 

Por fim, os gestores da área podem agir e tomar decisões de maneira mais rápida e assertiva em relação aos atrasos e faltas, pois o app de controle de ponto no celular gera relatórios completos e detalhados que permitem traçar estratégias para melhorar o desempenho de cada colaborador.

Possibilita a contratação dos melhores talentos

Além dos benefícios que já mencionamos até aqui, há outra vantagem relacionada ao uso do app de ponto eletrônico que não poderíamos deixar de abordar.

Com a ascensão do modelo remoto, novas propostas de trabalho, como o home office, por exemplo, traz mais autonomia para as empresas realizarem contratações sem barreira geográfica.

Isso significa, em outras palavras, que sua empresa terá mais facilidade para formar um time diverso, com pessoas de qualquer lugar do mundo. Assim, a empresa poderá contar com talentos mais capacitados e melhor preparados.

Logo, o controle de ponto pelo celular é o método de registro mais adequado para empresas que desejam apostar nas modalidades de trabalho do futuro a fim de otimizar seus resultados e ganhar mais competitividade no mercado.

Conclusão

Como você deve ter percebido durante a leitura deste artigo, o registro de ponto pelo celular oferece muitas vantagens para sua empresa.

Além de auxiliar na gestão de ponto e de pessoas, a ferramenta também é uma forte aliada no crescimento e desenvolvimento do seu modelo de negócio.

Agora que você já conhece os motivos para realizar a gestão de ponto eletrônico, que tal conhecer um pouco mais sobre o controle de ponto online da TWO, uma solução completa e inovadora para descomplicar o gerenciamento de ponto em sua empresa.